Devido ao grande número de pessoas presentes nos rios, mesmo durante a semana, nos últimos dias de pesca aberta, a Polícia Militar Ambiental antecipa a “Operação Dia de Finados” para amanhã (31).

O encerramento será na segunda-feira (04), meia-noite. Segundo a PMA, no mês de outubro ocorre um aumento do número de turistas da população do Estado nos rios praticando pesca. Um fator que contribuirá com este aumento de pescadores nos rios é o feriado prolongado, além de ser o último fim de semana de pesca aberta.

Neste mês foram presos vários pescadores, sendo 19, só durante a Operação Padroeira do Brasil, ocorrida durante o último feriado prolongado. Os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação.

Outros crimes ambientais serão combatidos, em especial, o tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais, além de combate a todos crimes contra a fauna e flora.

O Comando da PMA alerta às pessoas, que se utilizem dos recursos naturais dentro do que permite a legislação, pois as penalidades administrativas e criminais são pesadas. As multas podem chegar a R$ 50 milhões e as penas criminais, até 05 anos de reclusão.