Pular para o conteúdo
Geral

PF prende 33 em operação contra quadrilha de espionagem

A Polícia Federal começou a desarticular nesta segunda-feira duas organizações criminosas, uma especializada na venda de informações sigilosas e outra voltada à prática de crimes contra o sistema financeiro nacional. A Operação Durkheim já prendeu 33 pessoas, e 87 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos Estados de São Paulo, Goiás, Pará, Pernambuco e […]
Arquivo -

A Polícia Federal começou a desarticular nesta segunda-feira duas organizações criminosas, uma especializada na venda de informações sigilosas e outra voltada à prática de crimes contra o sistema financeiro nacional. A Operação Durkheim já prendeu 33 pessoas, e 87 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos Estados de , Goiás, Pará, Pernambuco e , além do Distrito Federal.

Entre os investigados, está o presidente da Federação Paulista de Futebol e vice-presidente da CBF, Marco Pelo Del Nero. Ele já prestou depoimento e foi liberado em seguida.

O inquérito policial teve início em setembro de 2011 para investigar os desdobramentos da investigação do suicídio de um policial federal na cidade de Campinas (SP) em dezembro de 2010, o que apontou a possível utilização de informações sigilosas, obtidas em operações policiais, para extorquir políticos, suspeitos de envolvimento em fraudes em licitações.

Durante as investigações, os agentes identificaram dois grupos criminosos. Eles atuavam em paralelo, de modo independente e tinham como elo a mesma pessoa investigada. Conforme a Polícia Federal, foi descoberta uma grande rede de espionagem ilegal, composta por vendedores de informações sigilosas que se apresentam ao mercado como detetives particulares, e por seus fornecedores, pessoas com acesso aos bancos de dados, como funcionários de empresas de telefonia, bancos e servidores públicos. Dentre as vítimas há políticos, desembargadores, uma emissora de televisão e um banco.

A outra organização tinha como atividade principal a remessa de dinheiro ao exterior por meio de atividades de câmbio sem autorização do Banco Central.

Cerca de 400 policiais federais participam da operação. Além das prisões, os agentes devem cumprir 34 mandados de coerção coercitiva (quando a pessoa é levada para prestar depoimento e liberada em seguida). Conforme a PF, 67 pessoas serão indiciadas.

Os investigados responderão a uma lista de crimes: divulgação de segredo, corrupção ativa, corrupção passiva, violação de sigilo funcional, interceptação telefônica clandestina, quebra de sigilo bancário, formação de quadrilha, realização de atividade de câmbio sem autorização do Banco Central, evasão de divisa e lavagem de dinheiro. As penas variam entre 1 e 12 anos de prisão.

Em nota, Marco Polo disse que foi surpreendido pela operação da Polícia Federal nesta madrugada em sua casa, segundo ele “em busca de documentos não relacionados à sua atividade na entidade (FPF) e de seu escritório de advocacia”.

Durkheim

A Polícia Federal explica que a operação foi batizada de Durkheim em alusão ao intelectual francês, um dos pais fundadores da sociologia, que escreveu o livro O Suicídio, fato que deu início à operação.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Servidor diz que Bolsonaro pediu dados de votação de Lula em territórios do CV

Mãe e filha mortas em acidente na MS-145 serão veladas em Campo Grande

Com alimentos até três vezes mais caros, licitação para merenda escolar é suspensa em Caracol

Construção de 249 casas para área rural de MS terá custo de R$ 32,8 milhões

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

Motorista que morreu em acidente na BR-163 era advogado de 27 anos

atitude joao gomes no palco

VÍDEO: A atitude discreta que João Gomes teve no palco e pouca gente viu

Encerra hoje o prazo para inscrições de interessados em bolsa de 100% em Medicina

Últimas Notícias

Sem Categoria

Fazendeiro que ‘tomou dores’ do filho e matou vizinho de cerca é preso em MS

O crime ocorreu na manhã da última quinta-feira (10)

Política

Taxação de Trump contra produtos brasileiros será discutida no Senado na próxima terça-feira

Senador Nelsinho Trad (PSD-MS) preside a CRE (Comissão de Relações Exteriores) e convocou a reunião

Brasil

Avião da Azul que saiu de SP precisa fazer pouso de emergência no Rio

Máscaras de oxigênio foram acionadas pro prevenção

Brasil

Ração contaminada mata 245 equinos em quatro estados

Falha no controle da matéria-prima está sendo investigado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento