A Polícia Federal (PF) em Cascavel (PR) deflagrou nesta sexta-feira a operação Vera Cruz para desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, principalmente crack e cocaína. Ao todo, serão cumpridos 22 mandados de prisão e 60 mandados de busca e apreensão. Segundo a PF, a organização negociava a venda de drogas para outros Estados do Brasil, especialmente Santa Catarina, Bahia, Pará, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, abastecendo o Comando Vermelho e, possivelmente, o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Nos Estados citados também são cumpridos os mandados de prisão e busca e apreensão. O transporte do entorpecente era preparado em veículos dentro do Paraguai e depois enviados para o respectivo comprador. Na maioria das vezes, a quadrilha optava por veículos de luxo ou de alto valor, sendo que alguns desses automóveis eram colocados em nome do próprio motorista que o conduziria com a droga escondida na carroceria.

Durante as investigações, que já duram mais de dois anos, foi apreendida mais de 1 t de cocaína e crack e aproximadamente 3 t de maconha. A família de traficantes, apesar de discreta, adquiriu com o dinheiro do tráfico um grande patrimônio no Brasil e no Paraguai, entre veículos, fazendas e maquinário agrícola, sendo estimado em R$ 20 milhões.