Os resultados do Produto Interno Bruto (PIB) divulgados hoje mostram que o mercado de perfumaria cresceu durante o segundo trimestre, em relação ao mesmo período de 2011. O segmento representou uma das quatro maiores altas da indústria de transformação nacional, que recuou 5,3%, e um dos cinco maiores entre as importações, cuja expansão foi de 1,6% na comparação anual .

O IBGE não informa quanto a perfumaria representou em cada uma dessas divisões.

Esses dois movimentos refletiram no desempenho da Natura durante o começo do segundo trimestre. Nos primeiros quatro meses do ano, a maior fabricante de cosméticos do país viu sua participação diminuir no grupo que engloba cosméticos e perfumaria. No período, em 2011, detinha 39,5% do mercado, e, de janeiro a abril, a parcela recuou para 38,7%.

A Natura perdeu participação, mas as vendas aumentaram se comparado a igual intervalo do ano passado. O mercado do segmento cresceu 10,7% entre janeiro e abril, segundo dados da empresa disponíveis no balanço do segundo trimestre de 2012. “Esse resultado não reflete a aceleração gradual de nossas vendas nos últimos dois meses do segundo trimestre de 2012”, disse a empresa em nota na ocasião.

Concorrente da Natura, o Grupo Boticário anunciou, neste mês, a construção de uma nova fábrica, em Camaçari (BA), que também vai produzir perfumes. O Boticário fabrica itens de perfumaria na unidade fabril do Paraná, onde a capacidade de produção será ampliada.

O desempenho do setor de perfumaria no segundo trimestre deste ano está ligado ao consumo das famílias brasileiras, que cresceu 0,6% no trimestre em relação ao período imediatamente anterior, de acordo com dados do IBGE. Na comparação com o segundo trimestre de 2011, a variação foi de 2,4%, representando o 35º mês seguido de avanço.