Pular para o conteúdo
Geral

Paulistas superam disputa com Rio, mas buscam final inédita na Copa do Brasil

Na história de 24 edições da Copa do Brasil, São Paulo e Rio de Janeiro foram capazes de colocar dois representantes nas semifinais em 11 oportunidades – são os estados recordistas. Em 2012, foi a vez do futebol paulista alcançar o sucesso no torneio e, aliás, ficar com a soberania na rivalidade particular com os […]
Arquivo -

Na história de 24 edições da Copa do Brasil, e foram capazes de colocar dois representantes nas semifinais em 11 oportunidades – são os estados recordistas. Em 2012, foi a vez do futebol paulista alcançar o sucesso no torneio e, aliás, ficar com a soberania na rivalidade particular com os cariocas.

Com São Paulo e Palmeiras vivos, os paulistas chegam à semifinal da Copa do Brasil em dose dupla pela sexta vez (1997, 1998, 2000, 2001, 2002 e 2012). Em contrapartida, os cariocas conseguiram colocar dois representantes em cinco oportunidades (1993, 1995, 2006, 2007 e 2008).

Ao técnico Emerson Leão, do São Paulo, a ordem é exaltar a boa fase dos paulistas, que também estão em alta com a semifinal entre Corinthians e Santos pela Libertadores-2012, apesar do péssimo desempenho no início do Brasileirão, com Timão e Verdão nas últimas colocações. “Os paulistas vão se cruzar agora na Libertadores. Podiam fazer a final, mas não deixam. E isso pode acontecer na Copa do Brasil. Acho que é a prova que o planejamento está bom, o resultado está bom, mas não pode acomodar, tem que continuar correndo atrás, mesmo que saiba que seu time é competitivo”, comenta.

Ainda assim, o futebol carioca conta com marcas na Copa do Brasil que ainda são desejadas pelos paulistas. A principal delas foi colocar dois representantes na decisão do torneio. Em 2006, Flamengo e Vasco decidiram o título. Agora, São Paulo e Palmeiras podem repetir uma decisão caseira, desde que passem nas semifinais por, respectivamente, Coritiba e Grêmio.

Ao São Paulo, a Copa do Brasil ainda é uma competição a ser explorada melhor. O Tricolor chegou à decisão apenas em 2000, quando acabou derrotado pelo Cruzeiro. Também foi eliminado na semifinal em 2002. Seu adversário agora será o Coritiba, finalista no ano passado e semifinalista em outras três oportunidades.

A tradição palmeirense na Copa do Brasil é maior. Em 1998, o Verdão foi campeão diante do Cruzeiro, com o inesquecível gol de Oséas nos instantes finais. Contra o mesmo adversário, perdeu a decisão de 1996. Por fim, esteve na semifinal em 1992, 1997 e 1999. Na próxima etapa, o Alviverde enfrenta o grande “bicho-papão” do torneio: o Grêmio faturou o título quatro vezes.

“Sabemos que o futebol paulista vem um pouco mais à frente há alguns anos, mas nas finais não tem favorito. Então, temos de colocar os pés no chão e jogar com força toda para buscar as vitórias”, analisa Luan, atacante do Palmeiras.

A decisão de um torneio nacional diante de um rival regional também traz uma pitada extra de dificuldade e pressão em função da rivalidade. O palmeirense Luan evita, portanto, torcer por um confronto contra o São Paulo na Copa do Brasil. “Não estou pensando ainda em quem vai vir na final. Estamos focados primeiro em passar pela semifinal, que vai ser uma guerra. Temos que trabalhar e dar o máximo para sair com a vitória”, confirma.

O Rio de Janeiro tem outro recorde na história da Copa do Brasil que não será quebrado em 2012. O estado foi o único a contar com três semifinalistas. Em 2006, no ano em que Flamengo e Vasco foram para a decisão, o Fluminense também esteve entre os quatro melhores.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Com Festa das Cores e DJ, Jubileu da Juventude deve reunir 13 mil católicos em Campo Grande

Morre Russell Nelson, líder da igreja mórmon, aos 101 anos

construção

Setor de construção sente o peso do juro alto e reduz expectativas de crescimento

Chuva não desanima e mais de 100 estudantes indígenas disputam semifinal no Estrela do Sul

Notícias mais lidas agora

TJMS remuneração juiz

Juiz absolve réu por lavagem de dinheiro e critica denúncia ‘genérica’ do MPMS por não provar crime

Guanandizão: o passado ‘glamouroso’ do ginásio que vai receber Supercopa de Vôlei em Campo Grande

consórcio contrato petição assinar

Petição pelo fim do contrato do Consórcio Guaicurus tem mais de mil assinaturas diárias

trump lula

Trump diz ver ‘chance real de grandeza’ no Oriente Médio, em meio a negociações sobre Gaza

Últimas Notícias

Mundo

Tiroteio deixa feridos em igreja mórmon em Michigan, nos EUA

De acordo com a Fox News, entre seis e oito pessoas foram atingidas

MidiaMAIS

Anta sobe no altar durante missa e diverte fiéis em igreja de Sonora

Cena inusitada arrancou risada dos presentes na celebração

Trânsito

VÍDEO: criança é arrastada por motociclista ao tentar atravessar a Avenida Bom Pastor

Família se dirigia para restaurante quando o menino de 7 anos correu para atravessar a rua e foi atropelado por motoentregador de aplicativo

Famosos

Poliana Rocha manda recado após Virgínia curtir foto de Zé Felipe e Ana Castela: ‘Minha ex-nora’

Mãe de Zé Felipe tomou uma atitude polêmica ao se deparar com a curtida da ex-nora, Virgínia Fonseca, em uma foto do suposto novo casal