Pular para o conteúdo
Geral

Parlamentares lançam na Rio+20 relatório de debates sobre meio ambiente

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e a Frente Parlamentar Ambientalista  lançaram nesta sexta-feira, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, um relatório sobre biodiversidade, recursos hídricos, urbanização, energia, segurança alimentar e economia verde. O documento traz as conclusões e recomendações do Ciclo...
Arquivo -

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara e a Frente Parlamentar Ambientalista  lançaram nesta sexta-feira, na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, um relatório sobre biodiversidade, recursos hídricos, urbanização, energia, segurança alimentar e economia verde. O documento traz as conclusões e recomendações do Ciclo de Palestras e Debates para a Rio+20, realizados entre dezembro de 2011 e janeiro de 2012 em seis capitais das cinco regiões do País.

Para o diretor da ONG SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani, a contribuição do documento está na mobilização da sociedade e dos parlamentares em torno dos temas da Rio+20. “Conseguimos, no momento certo, trazer para a sociedade o entendimento do que é a Rio+20, porque ela estava completamente desconectada disso. Por isso, parlamentares também não tinham esse tema como prioridade”.

Biodiversidade


A escolha dos temas levou em consideração as demandas e as peculiaridades locais. Na opinião do presidente da comissão e coordenador da frente, deputado Sarney Filho (PV-MA), é preciso dar mais relevância ao tema da biodiversidade, que não ocupa o lugar privilegiado que deveria nas preocupações da sociedade. “Para tanto, são necessários esforços direcionados à conservação e ao cumprimento das metas da Conferência de Nagoya [evento da ONU sobre biodiversidade realizado no Japão em 2010]. Também é preciso fortalecer uma estrutura nacional de pesquisa e desenvolvimento para conhecer o patrimônio biológico e melhorar a forma de usá-lo, tirando dele o proveito econômico e social adequado”, completou.

O documento foi editado em livro. Segundo Sarney Filho, o relatório foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores em tempo hábil para que pudesse contribuir para a formulação da atuação brasileira na Rio+20. Ele acrescentou que o ciclo de palestras possibilitou levar uma visão clara para o tema para as assembleias legislativas e câmaras municipais nas cinco regiões. “Trabalhos como esse, ouvindo a ciência, a tecnologia, escutando os desejos da sociedade civil, vão ajudar nos debates da semana que vem”, afirmou o deputado.

Código Florestal

Durante a cerimônia, Sarney Filho criticou o atual Código Florestal e a medida provisória que o altera. Para ele, a legislação anterior permitiu ao Brasil aumentar sua produção sem deixar de reduzir o desmatamento. “Às vésperas da decisão de cúpula da Rio+20, temos que falar disso, porque o Brasil se diferencia pelo desmatamento. É muito mais barato combater as emissões por uma legislação clara, que preserva os serviços ambientais do que tendo que mudar sua matriz energética, como os desenvolvidos”, defendeu.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça mantém prisão de ‘Ferro Velho’ suspeito de esfaquear mulher três vezes em Nova Alvorada do Sul

Com Crivella e Damares Alves, evento em igreja de Campo Grande discute princípios cristãos na política

Fogo na Serra da Bodoquena é controlado com apoio dos bombeiros e brigadistas do ICMBio

Reservatório rompe e moradores do Buriti recebem alerta para consumo consciente de água

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira licenciamento ônibus

Maicon desmente unanimidade em relatório da CPI do Consórcio e prepara novo documento

Câmara evita avaliar prisão, mas pede suspensão de contratos suspeitos de fraude em Terenos

Sem citar nomes, CPI pede indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus

Nepal tem primeira líder mulher após turbulência de protestos formarem novo governo interino

Últimas Notícias

Economia

Dólar recua 0,71% a R$ 5,35 e fecha no menor nível desde junho de 2024

Moeda brasileira saiu na frente entre as divisas emergente

Brasil

Morte após agressão em escola: menina teria batido cabeça ao levar tapa por recusar beijo

Laudo do IML revelou que morte foi provocada por "traumatismo craniano por objeto contundente"

Política

Usina de etanol é inaugurada em MS com capacidade para processar 614 mil toneladas de cana

Usina Cedro gera cerca de 700 empregos diretos

Emprego e Concurso

Procurando emprego? Funtrab encerra a semana com mais de mil vagas disponíveis

Além do quadro geral, fundação também oferece oportunidades a PcD e estagiários