Logo depois de um plantão, o paramédico inglês Mark Small resolveu dvidir com os seus amigos do Facebook suas peripércias na ambulância. “Salvei a vida de alguém e ainda consegui pegar nuns peitos. Turno excelente!”, escreveu o paramédico.

O caso ocorreu em junho do ano passado, mas só teve a conclusão nesta sexta-feira (27), quando Small passou por uma audiência no Conselho dos Profissionais de Saúde do Reino Unido (HPC). No julgamento, o paramédico foi considerado culpado por má conduta. Ele não será demitido.

Segundo o jornal “Daily Mail”, Small disse estar “arrependido” do que escreveu. “Eu fico tentando lembrar por que escrevi aquilo e não lembro bem. Eu nem falo dessa maneira normalmente”, disse o paramédico na audiência.

Small trabalhava no serviço de ambulâncias desde 2004 e era paramédico desde 2009. Em junho de 2011, foi chamado para cuidar de um caso de problema respiratório em uma mulher em Bristol, cidade no oeste da Inglaterra. O paramédico teve de fazer um ecocardiograma na paciente que sentia dores no peito e falta de ar.

Apesar de condenar Small por má conduta, a HPC não acredita que houve nenhum tipo de assédio por parte de Small. Christine Mills, representande da Comissão que conduziu a audiência disse que os posts no Facebook foram “imaturos” e degradante para as mulheres.”O comentário mostrou falta de respeito com as pacientes mulheres”, acrescentou Mills.