Para se expandir, Sony demite 10 mil funcionários

A Sony confirmou nesta quinta-feira (12) que cortará 10 mil empregos no mundo todo como parte da nova estratégia para reforçar suas divisões principais e obter vendas de 6 trilhões de ienes (US$ 74,1 bilhões) em 2014. Em uma apresentação de seu novo plano estratégico, o presidente do grupo, Kazuo Hirai, confirmou a redução de […]

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A Sony confirmou nesta quinta-feira (12) que cortará 10 mil empregos no mundo todo como parte da nova estratégia para reforçar suas divisões principais e obter vendas de 6 trilhões de ienes (US$ 74,1 bilhões) em 2014.

Em uma apresentação de seu novo plano estratégico, o presidente do grupo, Kazuo Hirai, confirmou a redução de elenco, que representa 6% de sua força de trabalho, e indicou que a empresa se concentrará em seu setor eletrônico e trabalhará, entre outras coisas, para revitalizar sua produção de televisores.

Os novos objetivos serão fortalecer as divisões de imagem digital, game e mobile, reformular o setor de TV, expandir os negócios em mercados emergentes, criar novos negócios e acelerar a inovação e fazer melhor uso das fontes. Com estes segmentos, a empresa espera gerar até 70% das vendas totais e 85% do lucro operacional da área de eletrônica até 2014.

No setor de televisores, que registra perdas há sete anos, a Sony desenhou um plano de desenvolvimento para, segundo Hirai, “recuperá-lo e depois empreender o crescimento” a fim de voltar a lucrar no ano fiscal de 2013. O objetivo é reduzir os custos fixos desta divisão em 60% e os custos operacionais em 30%, detalhou a companhia em comunicado.

A atenção aos mercados emergentes se justifica pela geração de 1,8 trilhão de ienes (US$ 22,2 bilhões) em vendas no ano fiscal de 2011, a 2,6 trilhões de ienes (US$ 32,1 bilhões) em 2014.

A nova estratégia prevê ainda criar e desenvolver novos segmentos, como o setor médico e o de tecnologia “4K” (que oferece uma resolução quatro vezes superior ao formato HD), e otimizar seus recursos com medidas como concentrar os investimentos.

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