As pré-matrículas para escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Campo Grande, para o ano letivo de 2013, podem ser feitas a partir de terça-feira (16), pela internet no endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br, telefone ou pessoalmente em uma das unidades habilitadas para esta finalidade. O prefeito Nelson Trad Filho e o secretário municipal de Educação, Volmar Vicente Filippin lançaram na manhã desta terça-feira o serviço da pré-matrícula. As diversas modalidades oferecidas para a matrícula busca agilizar o processo na rede e garantir tranquilidade aos pais e responsáveis pelos alunos. Atualmente, a Reme conta com 83 mil alunos matriculados em 94 escolas.

No site da Central Permanente de Matrículas, os pais têm acesso também à atualização dos dados cadastrais dos alunos. Para o prefeito, essa questão avançou nos últimos anos. “É um avanço no processo da matrícula e Campo Grande se destaca neste sentido. Hoje não existem mais filas e o pai ou responsável pelo aluno não precisa dormir na escola para garantir uma vaga. Criamos em nossa administração um sistema que busca organizar de maneira justa e priorizar o aluno que mora perto da escola. A tecnologia digital favorece a democratização das vagas, ao lançar mão da transparência e acessibilidade na efetivação das matrículas”, considera Nelsinho.

Durante a solenidade de lançamento da pré-matrícula da Reme, a Semed inaugurou o novo espaço da Central de Matrículas, que foi ampliada e readequada a fim de oferecer um melhor atendimento aos pais e responsáveis pelos estudantes. Na hora de confirmar a matrícula, a pessoa deverá preencher dois novos campos que foram incluídos no formulário: CPF do aluno, se maior de idade (no caso de o aluno ser menor de idade, o CPF incluso deverá ser o do responsável) e o número do cartão SUS.

A partir de hoje (16), todas as escolas da Reme farão a distribuição do login e senha individual de cada aluno, a fim de que esses dados sejam utilizados no momento da confirmação da matrícula, seja qual for o modo escolhido para a mesma. Os pais que não têm acesso à internet podem realizar o processo por meio do telefone 0800-615-1515, pela Central de Matrículas (que funciona na sede da Semed), na Central de Atendimento ao Cidadão e, nos fins de semana, nas escolas que integram o projeto “Escola Viva”. A chefe da Central de Matrículas, Adriana Cedrão chama atenção para que os pais fiquem atentos aos prazos, já que a matrícula é feita em dois momentos: “primeiro para os alunos da Reme a partir de hoje até o dia 31 de outubro e, posteriormente, para os novos alunos, remanejados ou transferidos”.

Vale lembrar que algumas unidades terão editais de matrícula diferenciados como é o caso do Traje, Escola Agrícola, Escolas de Tempo Integral e ceinf. “Nestes casos, a matrícula será feita no local e em datas específicas. Os editais serão posteriormente publicados”, informa Adriana.

Confira o cronograma:

Para os alunos da Reme – de 16 até o dia 31 de outubro, sendo que para realizar a efetivação da matrícula os responsáveis pelos estudantes deverão comparecer à escola no período de 10 a 14 de dezembro.

Novos alunos – O primeiro período de matrícula será de 13 de novembro a 16 de dezembro, com efetivação de 07 a 11 de janeiro. O segundo período (uma oportunidade para os pais que querem mudar o filho de escola) vai de 07 a 13 de janeiro de 2013, com efetivação de 21 a 24 de janeiro.

Centro de Educação Infantil (Ceinf) – de 05 de novembro a 03 de dezembro será aberta a matrícula para alunos da Reme. A matrícula para alunos novos será feita no dia 04 de fevereiro, de acordo com a disponibilidade de vagas.

Serviço – No total, a Semed oferece este ano cinco maneiras diferentes de confirmar a matrícula. São elas: internet no site da matrícula online no endereço eletrônico www.capital.ms.gov.br, na Central de Atendimento ao Cidadão “William Maksoud Filho”, nos fins de semana nas escolas que integram o projeto Escola Viva (53 no total), na Central de Matrícula na Semed e, por fim, pelo fone-line 0800-615-1515.