O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2013 prevê investimentos de R$ 1,436 bilhão em obras de infraestrutura logística no Centro-Oeste. A informação foi repassada ao senador Waldemir Moka (PMDB) nesta sexta-feira (31) pelo diretor-superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado.

Moka participou ontem (30) da solenidade em que a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, entregou a peça orçamentária do próximo ano ao presidente do Senado, José Sarney.

De acordo com Dourado, os recursos deverão ser aplicados na ampliação do modal ferroviário na região. Mas garantiu que ouvirá os governadores e as bancadas estaduais da região para definição das prioridades.

O superintendente considera o momento histórico porque é a primeira vez, desde a criação da Sudeco em maio de 2011, que o Governo federal destina recursos para o Fundo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO).

Segundo Moka, a previsão dos investimentos para a Sudeco sinaliza que o órgão, enfim, começa a atuar na região considerada a principal fronteira agrícola do país.
 
“É, sem dúvida, um momento especial. Espera-se que, de agora em diante, a Sudeco seja abastecida de recursos, suficientes para ajudar os Estados da região a se desenvolverem”, destacou.
 
Entre os projetos de ferrovia que podem receber os investimentos programados estão trechos da Ferronorte, Ferrovia de Integração do Centro-Oeste e Ferrosul.