A Receita Federal realizou entre os dias 3 e 14 de junho as operações Dragão I e Fronteira Legal X, nas regiões de Mundo Novo e Ponta Porã. As duas fiscalizações em massa contabilizaram R$ 5.100.000,00 reais em apreensões de mercadorias (e veículos que os transportavam) importadas irregularmente no período.

Foram apreendidos no total 15 veículos, entre eles duas carretas; mais 735 mil maços de cigarros, 342 kg de maconha, 615 comprimidos de sibutramina, 400 unidades de munição, além de várias toneladas de produtos como vestuário, maquiagens, brinquedos, eletroeletrônicos, informática, bebidas e pneus. Três pessoas foram presas em flagrante.

Um dos diferenciais das operações refere-se à fiscalização de pneus importados irregularmente e instalados em veículos de turistas. Constatada a irregularidade o condutor era intimado a entregar os pneus no prazo de 48 horas a uma unidade da Receita Federal, já que a importação de pneus não é permitida pelo regime de bagagem acompanhada, devendo cumprir as formalidades do regime comum de importação. As duas operações foram realizadas exclusivamente por servidores da Receita Federal, com treinamento específico em ações de repressão, abordagem e tiro, e foram coordenadas pela DIREP01 (Divisão de repressão ao Contrabando e Descaminho da Receita Federal de Brasília). As operações tiveram ainda a participação de 30 servidores lotados em Brasília/DF, Goiânia/GO, Campo Grande/MS, Santa Maria/RS e Salvador/BA.