OAB pede que Ministério atenda saúde indígena em MS
A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) da OAB/MS, em parceria com lideranças indígenas do Estado, entregou ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, documento solicitando melhorias no atendimento à população indígena de Mato Grosso do Sul, que conta com 73 mil índios. O documento foi entregue no dia 25 de setembro, durante a visita de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) da OAB/MS, em parceria com lideranças indígenas do Estado, entregou ao Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, documento solicitando melhorias no atendimento à população indígena de Mato Grosso do Sul, que conta com 73 mil índios.
O documento foi entregue no dia 25 de setembro, durante a visita de Padilha à Campo Grande, em encontro realizado na sede da Fetems (Federação dos Tralhadores em Educação em MS).
Por meio do documento, os indígenas denunciam o abandono da Casai (Casa de Saúde Indígena), a falta de medicamentos básicos, a falta de profissionais para realizarem encaminhamentos para os centros referenciais (hospitais, centro de especialidades e outros), falta de médicos, enfermeiros, assistentes técnicos e outros profissionais, falta de verbas orçamentárias para a saúde indígena.
O documento solicita ainda a abertura de concursos públicos específicos para os quadros da Sesai (Secretaria Especial da Saúde Indígena), que não estaria atendendo a contento; e a criação de equipes volantes, compostas por médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais.
A realidade exposta, segundo o documento, é comum a todas as aldeias e etnias do Estado, que enfrentam dificuldades para terem acesso a saúde.
O documento é assinado pela Copai, pelo cacique Vanio Lara, pelo Centro Social de Cultura Nativa, pelo Conselho Municipal de Direitos e Defesas dos Povos Indígenas de Campo Grande, pela Articulação dos Povos Indígenas do Pantanal e pelo Setorial Indígena do PT-MS.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Nota MS Premiada divulga calendário de sorteios de 2025
Nota MS Premiada tem sorteios mensais de até R$ 300 mil em prêmios
Prefeitura de Bataguassu autoriza contratação emergencial de serviços de limpeza e manutenção da cidade no valor de R$ 1,1 milhão
Em dispensa emergencial de licitação, a empresa Morhena Coleta e Logistica Ambiental LTDA prestará os serviços na cidade
Criança se recupera há duas semanas de 1,1 mil picadas de abelha
Criança está internada em Campo Grande
Homem é morto após discutir com ex-mulher e ameaçar esfaqueá-la em Corumbá
Vítima invadiu casa da ex e a ameaçou com uma faca, mas foi contido por casal
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.