Pular para o conteúdo
Geral

Novas cultivares de maracujá da Embrapa chegam a todo país

Consumidores de todo o país já estão comprando frutos dos novos maracujás da Embrapa. Sementes das cultivares BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado, desenvolvidas pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já foram comercializadas, até o in...
Arquivo -

Consumidores de todo o país já estão comprando frutos dos novos maracujás da Embrapa. Sementes das cultivares BRS Gigante Amarelo e BRS Sol do Cerrado, desenvolvidas pela Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), uma das Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já foram comercializadas, até o início deste ano, para produtores de cerca de 400 municípios brasileiros de todos os Estados da Federação.

E a grande procura, segundo a pesquisadora da Embrapa Transferência de Tecnologia (, DF), Keize Junqueira, se deve à adaptação destas cultivares a todas as regiões do país. Keize explica que a adaptação do material foi confirmada após extensas avaliações dos híbridos pela Embrapa em Unidades de Observação implantadas – em parceria com produtores, cooperativas e instituições de ensino – em diferentes regiões do Brasil, principalmente no Distrito Federal e nos Estados de , Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Pará e Paraná.

As cultivares de maracujá da Embrapa estão agradando os consumidores desde 2010, especialmente por causa do tamanho dos frutos, da cor e do rendimento da polpa. E também já fazem sucesso junto aos produtores da região do Distrito Federal, onde sua produção ocorre desde seu lançamento em 2008, devido as suas qualidades no campo, tais como alta produtividade e frutos com maior resistência e tolerância a doenças.

Agora, estas mesmas cultivares estão recebendo elogios de produtores de todo o país, que encaminham mensagens à Empresa mostrando sua satisfação. A cultivar BRS Gigante Amarelo é um híbrido de alta produtividade. Tanto o é que, nas condições do Distrito Federal, sob irrigação e plantado no período de maio a julho e no espaçamento de 2,5 x 2,5m, alcançou em torno de 60 toneladas por hectare no primeiro ano de produção.

Seu fruto é amarelo, possui formato oblongo, e pesa de 120 a 350 gramas. O rendimento de sua polpa é em torno de 40% e teor de sólidos solúveis de 13 a 15 graus Brix. Já a cultivar BRS Sol do Cerrado é um híbrido de maracujazeiro-azedo para mesa e indústria. Pode ser cultivada nas altitudes de 376 a 1.110 metros, durante todo o ano, sob irrigação, nos diversos tipos de solo, exceto em regiões sujeitas à geada.

Floresce o ano todo, com maior concentração na época seca. A produtividade alcança cerca de 40 toneladas por hectare no primeiro ano em espaçamento de 2,5m x 2,5m. Os frutos pesam entre 150 a 350 gramas, apresentam rendimento de polpa ao redor de 38% e teor de sólidos solúveis de 13 a 14 graus Brix, aproximadamente.

É mais tolerante a doenças foliares como a bacteriose, virose e antracnose. A produção das sementes dos maracujás da Embrapa é realizada pela Embrapa Transferência de Tecnologia no Distrito Federal.

Caso você também queira adquirir sementes de alguma dessas cultivares, faça sua reserva na página do Escritório de Negócios de Campinas da Embrapa Transferência de Tecnologia (http://www.campinas.snt.embrapa.br/cms/?page_id=251) ou, para adquirir mudas, entre em contato com um dos viveiristas parceiros da Embrapa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Ou governo, ou senado’: Pollon promete acirrar disputa no PL e não descarta mudança de partido

Corinthians vence o Palmeiras por 1 a 0 e larga na frente nas oitavas da Copa do Brasil

Confira quais são os 694 produtos brasileiros que ficaram ‘livres’ do tarifaço de Trump

‘Inaceitável’: Lula critica tarifas de Trump e afirma que medida é afronta à soberania nacional

Notícias mais lidas agora

Dois dos três produtos mais exportados por MS aos EUA escapam do tarifaço de Trump

‘Corremos atrás do sim e conseguimos parcialmente’, diz Nelsinho Trad após Trump liberar celulose e ferro de MS

flexpark ação

Campo Grande contesta perícia de indenização ao Flexpark e alega que valor é R$ 1,8 milhão menor

O raro Rolex “Barbie” de Lionel Messi

Últimas Notícias

Esportes

Fluminense surpreende o Inter na Copa do Brasil e vence pela 1ª vez após Mundial de Clubes

Em um primeiro tempo movimentado, Everaldo aproveitou a falha de Vitão e abriu o placar para o Fluminense

Cotidiano

Após incêndio no Noroeste, conselho de segurança marca reunião com Defesa Civil e moradores

O encontro vai abordar o caso registrado nesta quarta-feira e deliberar acordos juntos à comunidade para prevenir novas ocorrências

Brasil

Após sanções dos EUA, Moraes vai a jogo do Corinthians e faz gesto obsceno

Corintiano declarado, o magistrado acompanhou a partida das tribunas

Cotidiano

Bebê de 1 ano é mordida por morcego após incêndio em terreno baldio no Tiradentes

Moradores afirmam que já fizeram diversas denúncias sobre o abandono do terreno, mas nenhuma providência foi tomada