O ministro da Fazenda, , afirmou nesta sexta-feira que o crescimento de apenas 0,6% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, em relação ao trimestre imediatamente anterior, não era esperada por ninguém.

De acordo com o titular da pasta, a falha foi em relação ao setor de serviços, que ficou estagnado no período, puxado pelos resultados financeiros de .

“Não atentamos para o peso e resultado da intermediação financeira. Ninguém acertou, todo mundo se descuidou do setor de serviços. Porém, posso afirmar que a economia brasileira está a caminho da aceleração, não é o que esperávamos, mas está. Algumas medidas só entrarão em vigor no próximo ano. Ainda não temos todos os estímulos em ação, e seguiremos a tomar medidas”, afirmou.

O resultado deve provocar uma revisão das expectativas de economistas para a economia do país em 2012. O governo tem expectativa de alcançar 1,5%. O PIB do terceiro trimestre é apenas a metade da mediana de previsões dos analistas, que projetavam alta de 1,2% no trimestre passado, com as estimativas variando de 1,0% a 1,5%.