A vida política e familiar do deputado Nelson Trad deixou marcas profundas em nossa geração, afirmou o deputado federal , durante a sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao político sul-mato-grossense, falecido no último dia 07 de dezembro. Discursando em nome do partido Democratas, ressaltou que Nelson Trad deixou a marca da retidão e da coerência, em um trabalho notável, não só para Campo Grande e Mato Grosso do Sul, mas também para o país.
“O tio Nelson sempre se elegeu pelo voto consciente, pelo voto analisado, pelo voto de mérito, pelo voto da coerência, pelo voto da retidão”, observou Mandetta ao reconhecer a influência dos eleitores do tio em sua eleição para a Câmara dos Deputados, acrescentando que isso aumenta em muito a sua responsabilidade. Bastante emocionado, o deputado democrata lembrou a época de infância, no final dos anos 1960 e início de 1970, quando visitava a casa dos primos e observava a tristeza e a nostalgia que havia durante o período em que Nelson Trad estava com seus direitos políticos cassados. “Foi aí que senti o peso da , através do olhar e do silêncio que era imposto de maneira tão injusta”, acentuou.
A sessão solene em homenagem a Nelson Trad, requerida pelo deputado Edson Giroto e subscrita por inúmeros parlamentares, foi marcada pela emoção com as palavras de reconhecimento de 25 parlamentares dos mais diversos partidos.  Os familiares presentes (esposa, D. Terezinha, irmã Norma, filhos Nelson Filho, Fábio, Marquinhos, Fátima e Maria Tereza) não esconderam as lágrimas durante a apresentação do coral “Meninas Cantoras”, de Porto Murtinho, regido pelo maestro Luiz Quirino.  A TV Câmara exibiu um vídeo com momentos da vida parlamentar e depoimentos sobre o homenageado.