A neblina que atinge a Grande São Paulo na noite desta terça-feira (12) provoca o fechamento do aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, desde 18h45, segundo a Infraero (estatal que administra os aeroportos brasileiros). Segundo a empresa, não há previsão de quando o serviço será normalizado.

Três voos foram redirecionados para pousar no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP); outros dois pousos foram deslocados para os aeroportos de Guarulhos, Ribeirão Preto; um voo que partiu do Galeão, no Rio de Janeiro, teve de voltar.

Em Guarulhos, o terminal funciona por instrumentos para pousos e decolagens. O aeroporto de Viracopos opera normalmente, mas alguns pousos estão atrasando por conta do aumento da demanda decorrente do redirecionamento dos voos para o terminal.

Dos 239 voos programados para ocorrer hoje em Congonhas, 128 (54%) atrasaram mais do que 30 minutos. Outros 55 voos (23%) foram cancelados –no total, 78% dos voos em Congonhas atrasaram ou foram cancelados. Em Guarulhos, os atrasos atingiram 72 (30%) e os cancelamentos 22 (9%). dos 242 voos. Em Campinas, 31 dos 138 voos atrasaram (21%).

O índice total de atrasos no país é de 30% e o de cancelamentos, 10%, considerado acima da média.