O vereador eleito acredita que o interesse de vários integrantes do Grupo dos 17 em chegar à presidência pode fazer a união acabar

Deputados estaduais, vereadores e representantes da Prefeitura de Campo Grande participam de audiência pública na Assembleia Legislativa, hoje, para discutir a licitação de inspeção veicular em Campo Grande. Os parlamentares se mostram contrários a inspeção, pois irá criar uma nova taxa aos campo-grandenses. A concorrência para a empresa que fará a inspeção foi aberta após a aprovação de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

“Vivemos numa cidade que não tem nenhuma nuvem preta de fumaça, portanto, não há justificativa para implantar o serviço às pressas, até mesmo porque aqui a medida não é obrigatória”, defendeu o deputado estadual Paulo Corrêa (PR), que preside a audiência.

A resolução da Conama foi aprovada no último dia 20 de outubro e dá 18 meses para a implantação das inspeções veiculares, a contar da data da publicação. O secretário da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), Marcos Cristaldo, nega que a licitação seja feita às pressas.

“Realizamos estudos desde 2010 que apontam Campo Grande na 7º colocação entre as capitais do País com maior emissão de poluentes. Além disso, cidades onde tem inspeção veicular os carros apresentaram 10% de economia no consumo de combustível, pois estão regulados”, comentou Cristaldo.

De acordo com a resolução da Conama, todas as cidades devem implantar a inspeção até 2014. Porém, em municípios com menos de três milhões de veículos podem ser feitos pelo próprio Detran, sem cobrança de taxa.

“Somos contrários, pois é uma taxa a mais para o cidadão, desta forma. Em São Paulo que aplica a inspeção, por exemplo, Fernando Haddad já propês que a inspeção seja feita pelo próprio Detran”, afirmou o vereador (PMDB).