Pular para o conteúdo
Geral

Município de Figueirão comemora o 9º aniversário neste sábado

A cidade de Figueirão, distante 265 km da Capital, está prestes a comemorar nove anos de história. Com uma população estimada de 4.335 mil habitantes, 2497 eleitores, 640 alunos da Rede Estadual e Municipal de Ensino. Figueirão está entre as bacias dos rios Paraguai e do Rio Paraná. A programação de aniversário também está sendo […]
Arquivo -

A cidade de , distante 265 km da Capital, está prestes a comemorar nove anos de história. Com uma população estimada de 4.335 mil habitantes, 2497 eleitores, 640 alunos da Rede Estadual e Municipal de Ensino.

Figueirão está entre as bacias dos rios Paraguai e do Rio Paraná. A programação de aniversário também está sendo marcada por shows musicais, como Trio Parada Dura e animação do baile fica por conta do grupo Chama Campeira. A festa terá encerramento no próximo dia 30 de setembro com cavalgada e churrasco. Conheça a história de Figueirão.

A partir de 1901 começou a ocupação territorial da área onde está localizado o Município de Figueirão, antes habitada pelos Caiapós. As famílias pioneiras que por aqui escolheram o lugar para morar são procedentes de Goiás e de Minas Gerais: Foram os Custódio, Rodovalho, Fernandes, Malaquias, Furtado, Amorim, Bercó, Geraldino, Felisbino, Santana e Albino.

Em agosto de 1935 chegou o casal Moysés Araújo Galvão e Leontina Geraldino Galvão, jovens recém casados em . Ele, Goiano de Porto Nacional, ela, sul-mato-grossense da Corrutela do Jaurú. Moysés veio lecionar, contratado pela família Albino. Em 1949 procurando solucionar algumas dificuldades principalmente referentes à educação, Moysés e Leontina iniciaram a fundação de Figueirão com a construção de um colégio Estadual que recebeu o nome de “Escola Rural Mixta de Figueirão”, inaugurado em 1950 pelo Prefeito de Camapuã Ernesto Solon Borges.

O primeiro morador foi Antônio de Sousa, o pedreiro que construiu o colégio e que no final de 1950, após o término da obra vendeu sua casa a Antônio Nunes Ferreira conhecido popularmente como (Boa Vida) que instalou nela a primeira casa comercial de Figueirão.

Aos 15 de setembro de 1952, o professor Demétrio Jorgetti Dicchoff iniciou o ano letivo com 38 alunos freqüentes. Com as atividades escolares Figueirão passou a ganhar aspectos de vila. As primeiras famílias ergueram seus ranchos, alguns estabelecimentos comerciais, destacamento de Polícia Militar e a Igreja de Nossa Senhora da Abadia, Santa que protegeu os primeiros habitantes figueirãoenses das ações revolucionárias da Coluna Prestes quando por aqui passou no dia 13 de junho de 1925 e voltou em 21 de outubro de 1926 onde estacionou suas tropas à margem esquerda do Córrego Figueirão, no Vau do Sebastião Carlos.

O Centro de Referência a Assistência Social (CRAS), foi denominado acordo com a Lei N° 0259/2012, DE 07 DE MARÇO DE 2012, Leontina Geraldino Galvão.

Na época, Leontina desempenhava um papel social, uma grande mãe que inspirava segurança e soluções aos que buscavam ajuda.

Seu lar era abrigo aos moradores que vinham tratar de saúde, assistir festas, tirar opinião com senhor Moysés e realizar comícios na época do arroz socado no pilão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Preço do boi sobe em MS na terceira semana após suspensão de exportação para os EUA

Obstrução do PL vai parar indicações de pelo menos 11 diretores de 5 agências no Senado

Conselhão arquiva mais uma denúncia contra irregularidades no MPMS

Trabalhadores são resgatados em fazenda em Coxim sob condições degradantes de trabalho

Notícias mais lidas agora

Justiça nega novo pedido do Consórcio Guaicurus de reajustar tarifa para R$ 7,79

Condenados por receber propina, delegados são demitidos da Polícia Civil de MS

Scenarium: Uma entrega à altura do cenário mais emblemático de Campo Grande

Feminicida que matou Salvadora vai continuar preso, decide Justiça

Últimas Notícias

Brasil

PR: Homem foge de presídio e furta ônibus rodoviário

Detento estava preso há um ano, por furtar um micro-ônibus

Trânsito

Colisão que matou trabalhador de 29 anos ocorreu após motorista bater em anta na BR-262

Orival Salvador Pereira seguia no passageiro da caminhonete Hilux

Mundo

Premiê francês reforça proposta de cortes de gastos dizendo que são ‘esforços suportáveis’

A proposta visa reduzir os gastos públicos em 43,8 bilhões de euros

Transparência

Presidentes de clubes podem depor em ação que pede destituição da cúpula da FFMS

Presidente destituído, Cezário tenta voltar ao cargo 'no tapetão'