Pular para o conteúdo
Geral

MS bate recorde histórico na produção de cana-de-açucar

A safra 2012/2013 da cana-de-açúcar ainda continua em Mato Grosso do Sul. Mesmo com a moagem em andamento, balanço da Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul) aponta que as usinas do estado processaram até a segunda quinzena de novembro 35 milhões de toneladas. O volume é 3,44% maior do que o registrado em todo o […]
Arquivo -

A safra 2012/2013 da cana-de-açúcar ainda continua em Mato Grosso do Sul. Mesmo com a moagem em andamento, balanço da Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul) aponta que as usinas do estado processaram até a segunda quinzena de novembro 35 milhões de toneladas.

O volume é 3,44% maior do que o registrado em todo o ciclo passado (2011/2012), que foi de 33,8 milhões de toneladas, e quebra o recorde histórico de produção da cultura no estado que havia sido estabelecido naquela safra.

Com o volume de cana moída, o parque industrial sucroenergético sul-mato-grossense já produziu 1,66 milhões de toneladas de açúcar e 1,795 bilhão de litros de etanol. O mix de produção, ou seja, a quantidade de matéria-prima que é destinada a fabricação de cada produto ficou em 63,66% para o etanol e 36,34% para o açúcar.

Segundo o gerente executivo da Biosul, Paulo Aurélio, o aumento previsto para a produção de cana no estado nesta safra era ainda maior, em torno de 14%, mas problemas climático no início do ciclo atrapalharam a moagem. “Não vamos crescer no patamar previsto, mas vamos fechar a safra com um incremento de 4% a 5% em razão desses imprevistos”, explica.

Esse volume de produção, conforme a Biosul, coloca Mato Grosso do Sul na posição de quinto maior produtor nacional de cana-de-açúcar no país. Entretanto, na avaliação do consultor econômico João Pedro Cuthi Dias a produção poderia ser bem maior.

“Existem alguns problemas momentâneos, como o do preço do etanol, por exemplo. Mas a capacidade industrial que temos instalada no estado poderia moer até 60% a mais do que foi processado”, analisa, completando que Mato Grosso do Sul reúne todas as condições para em médio prazo se tornar o segundo maior produtor brasileiro.

“Temos todas as condições. Como solo e clima adequados e disponibilidade de terras. Podemos aumentar a produção de cana sem causar nenhum impacto a outras atividades como a produção de soja, milho e a pecuária. As condições do estado são extremamente favoráveis para isso”, conclui.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Marido usa arma de choque e foice para agredir esposa em Angélica

‘Já matei e quero matar você também’: com facão, homem ameaça assassinar vizinha idosa em Jardim

Câmara aprova projeto que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte

Mulher fica ferida ao ser espancada por dois homens em Sonora

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

‘El Monstruo’: o criminoso mais procurado do país pode estar escondido na fronteira de MS

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

cepol amigo

Polícia prende ladrão em flagrante e recupera objetos furtados na Vila Nasser

Últimas Notícias

Política

Trump ameaça taxar Rússia em 100% caso guerra com a Ucrânia continue

Otan anuncia que vai pagar por nova leva de equipamentos militares

Esportes

Juventude vence com Gilberto herói, VAR polêmico e deixa Sport agonizando

O atacante foi às redes no começo de cada tempo e foi ovacionado pela torcida

Polícia

Mulher fica ferida ao ser agredida com garrafada de vidro em bar de Bonito

A vítima teve vários ferimentos pelo corpo e precisou ser encaminhada para o hospital da cidade

Política

Lei da Reciprocidade Comercial será publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira

Presidente Lula assinou o decreto que regulamenta a Lei nesta segunda-feira