Foi feita a entrega simbólica dos certificados para os 77 mototaxistas que concluíram o curso de capacitação oferecido pela Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Corumbá (Agetrat) em 2011, nesta sexta-feira (21).

Com o documento, os profissionais deixaram a informalidade e passam a atuar como mototaxistas credenciados. “É um sonho. Até me arrepiei quando o prefeito mostrou o certificado”, afirmou Ivone Silva de Oliveira, que há mais de 10 anos atua na área. “Esse é um sonho de muitos anos. Estamos extremamente felizes por esse momento”, complementou José Constantino da Silva, com mais de 16 anos de experiência com moto.

De acordo com a assessoria da prefeitura, o curso só foi reconhecido pelo Detran/MS depois de mobilização do prefeito. “Na quinta-feira (20) fui pessoalmente ao Detran, em Campo Grande, e conversei com a direção do órgão, explicando detalhadamente a situação desses profissionais. Eles reconheceram que o curso oferecido naquela época era válido e liberaram o certificado. Peguei os 77 na mesma hora e trouxe para Corumbá”, detalhou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT).

Na sexta-feira, o chefe do Executivo municipal começou a entrega dos documentos. “Agora estamos tranquilos. Podemos trabalhar sem preocupação”, destacou André Molina Ojeda. Ele é um dos mais recentes a atuar no transporte de passageiros. “Estou nisso há cerca de dois anos. Tive essa oportunidade de me regularizar e aproveitei”, completou.

Outro que participou da reunião foi Joel Batista, que também há 16 anos trabalha como mototaxista. “Em outubro pedimos uma reunião com o prefeito, ele nos recebeu aqui na Prefeitura e se comprometeu a ajudar no que fosse possível. Agora ele nos deu essa ótima notícia. Foi um presente de natal antecipado”, comentou Joel. Essa foi justamente a intenção de Ruiter.

“A entrega formal só poderá ser feita na quarta-feira, depois do recesso. Mas fizemos questão de ter esse encontro para dar essa boa notícia à categoria”, explicou. Além dos diplomas, os mototaxistas receberam os novos coletes oferecidos pela Agetrat.

“Depois dessa turma, temos outros 68 que fizeram o curso nesse ano. O processo deles está em tramitação no Detran e logo eles também devem estar aptos para trabalhar”, reforçou o diretor-presidente do órgão de trânsito, Sicard Maciel de Barros.  A capacitação teve carga horária de 30 horas/aula. (Com informações da assessoria da prefeitura).