O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Nayef bin Abdul Aziz Al Saud, morreu neste sábado aos 78 anos de idade devido ao estado de saúde abalado, anunciou o Gabinete Real do país em comunicado.

Vice-primeiro-ministro e ministro do Interior da Arábia Saudita, o príncipe Nayef morreu “fora do país” – segundo o comunicado -, onde estava sendo tratado de uma doença não divulgada pelo Gabinete Real. Já de acordo com o jornal saudita “Al Riad”, o príncipe herdeiro morreu em sua residência na cidade suíça de Genebra.

Nayef tinha se transformado no herdeiro da Coroa saudita há apenas oito meses, em outubro de 2011, após a morte de seu irmão, Sultan bin Abdul Aziz.

Segundo a televisão estatal saudita, haverá “uma oração por sua alma” na Grande Mesquita de Meca neste domingo.

Todos os canais de televisão sauditas interromperam imediatamente suas programações para começar a transmitir imagens de Meca e de versículos do Corão (livro sagrado do islã).

O príncipe Nayef pertencia à corrente conservadora dentro do reino saudita – onde se segue o chamado “wahhabismo”, interpretação rigorosa do islã – e era conhecido pela forte oposição a medidas reformistas, como eleições e a permissão às mulheres de dirigir.