Moradores da antiga W-17 comemoram conclusão do asfalto em Dourados

O asfalto da Rua Frei Antonio (antiga W-17) entre Raul Frost e Coronel Ponciano, transformou a região do Jardim Terra Roxa que há muito tempo esperava pela pavimentação. A obra foi executada pela Prefeitura de Dourados com recursos próprios. Os moradores da rua comemoram a conclusão da pavimentação e já começaram a fazer as calçadas […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O asfalto da Rua Frei Antonio (antiga W-17) entre Raul Frost e Coronel Ponciano, transformou a região do Jardim Terra Roxa que há muito tempo esperava pela pavimentação. A obra foi executada pela Prefeitura de Dourados com recursos próprios.

Os moradores da rua comemoram a conclusão da pavimentação e já começaram a fazer as calçadas para melhorar o visual em frente às residências. A obra acaba com um transtorno que durava pelo menos dez anos.

“Há muito tempo que tinha promessa de asfalto nessa rua. Mas foi só agora que enfim aconteceu”, disse Jaci Donasolo, 53. A pavimentação atende à reivindicação dos moradores. O asfalto nesse trecho permite mais uma ligação asfaltada entre o Grande Água Boa e a Coronel Ponciano. Foram asfaltadas 11 quadras, somando cinco mil metros quadrados de asfalto. Os investimentos foram de R$ 273 mil.

Morador há 15 anos no local, Everaldo de Melo Moreira, 38, comemora a estruturação da rua Frei Antonio e já planeja completar a calçada em frente à sua casa. “Temos que ajeitar. Assim fica mais bonito. Às vezes pedimos o asfalto, mas não nos preocupamos em fazer nossa parte. É importante”, disse ele.

A opinião é compartilhada por outros moradores. Segundo o comerciante Lindinalvo Farias, 55, é importante que os moradores façam a parte que cabe a cada um. “Eu já estou preparando a calçada aqui em frente ao meu comércio e até a extensão do meu terreno vou fazer o piso destinado ao passeio público. Só assim contribuímos para um bairro mais bonito. É a participação da população”.

A Rua Frei Antonio tinha valetas formadas pela água da chuva, dificultando o acesso dos moradores. Por ser uma via íngreme, a enxurrada provocada erosão e levava a lama para as vias próximas que são pavimentadas. Antes de o asfalto ser implantado, a prefeitura fez a drenagem nesse trecho da Frei Antonio, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). As galerias permitem o escoamento da água e o fim das inundações da rua.

TRÂNSITO

A pavimentação da Frei Antonio também torna a via um importante acesso entre regiões da cidade, diminuindo o fluxo em outras ligações que existiam entre o Terra Roxa, Canaã III, Jardim Colibri e o Grande Água Boa. Assim que a obra foi concluída o movimento de veículos aumentou consideravelmente, ajudando a reduzir o tráfego na Josué Garcia Pires (antiga W-11) e Mozart Calheiros (antiga W-5).

Estruturalmente, a via asfaltada também vai colaborar para dar comodidade à população na utilização dos serviços já existentes e outros que estão sendo implantados na região, como a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o PAI (Pronto Atendimento Infantil), além do Instituto de Criminalística. Na Coronel Ponciano já funcionam o CAM (Centro Administrativo Municipal), a Secretaria Municipal de Saúde, o estádio Douradão e outros órgãos públicos e empresas privadas.

A sinalização da via já está na programação do Departamento de Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados). “Estamos sinalizando vários outros trechos da cidade e nos próximos dias vamos fazer a Frei Antonio”, disse Sérgio Mondadori, diretor do Departamento de Trânsito.

Conteúdos relacionados