Moka é cotado para assumir presidência do Conselho de Ética
O senador Waldemir Moka (PMDB) é um dos cotados para ser indicado ao cargo de presidente do Conselho de Ética do Senado Federal. O nome do sul-mato-grossense foi citado durante encontro realizado hoje (9) entre o presidente José Sarney (PMDB-AP) e os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Renan Calheiros (PMDB-AL). O cargo está vago […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O senador Waldemir Moka (PMDB) é um dos cotados para ser indicado ao cargo de presidente do Conselho de Ética do Senado Federal. O nome do sul-mato-grossense foi citado durante encontro realizado hoje (9) entre o presidente José Sarney (PMDB-AP) e os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Renan Calheiros (PMDB-AL).
O cargo está vago desde o licenciamento do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que deixou o posto no ano passado para assumir cargo no Governo do Maranhão. Sem o presidente, o pedido de abertura de processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) ainda aguarda deliberação.
O parlamentar goiano é acusado de possuir ligação criminosa com o empresário Carlos Cachoeira, uma das pessoas presas durante a operação “Monte Carlos”. Ele é apontado como chefe da máfia dos caça-níqueis em Goiás.
Um dos nomes mais avaliados para ocupar o cargo é o do senador Vital do Rêgo. No entanto, uma dúvida regimental adiou a confirmação do novo presidente do Conselho de Ética.
O parlamentar paraibano é responsável pela corregedoria do Senado e aguarda resposta da Secretaria-Geral da Mesa e da Advocacia-Geral do Senado sobre a possibilidade de acumular as funções.
“Confesso que fui pego de surpresa com o convite. Ao analisar o Regimento Interno, vi uma possível incompatibilidade. O corregedor, por vezes, tem que provocar o Conselho de Ética, apresentando denúncias. Porém, é o próprio presidente do Conselho que tem que julgar. Como um juiz poder julgar irregularidades apontadas por ele mesmo?”, comparou Rêgo em entrevista à Agência Senado.
Por sua vez, o presidente do Senado, José Sarney, espera nomear o novo presidente do Conselho de Ética já nesta terça-feira (10) para dar andamento aos processos que estão paralisados no órgão aguardando discussão.
Com a possibilidade de não assumir a vaga, Vital do Rêgo cogitou outros três senadores do PMDB, entre eles Waldemir Moka. O partido é o responsável pela indicação do presidente do Conselho de Ética. Além de Moka, o senador paraibano também sugeriu os nomes dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Casildo Maldaner (PMDB-SC).
(Com Agência Senado)
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Filho de Viih Tube recebe alta após 20 dias e diagnóstico é revelado; confira
Após 20 dias de internação, Ravi recebeu alta médica; pela primeira vez, os médicos revelaram qual é o diagnóstico do filho de Viih Tube
Marido é assassinado a pauladas por populares após agredir esposa em Ladário
Caso aconteceu na noite de sexta-feira (13) e, até o momento, não há informações sobre os autores do crime
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.