Pular para o conteúdo
Geral

Moka é cotado para assumir presidência do Conselho de Ética

O senador Waldemir Moka (PMDB) é um dos cotados para ser indicado ao cargo de presidente do Conselho de Ética do Senado Federal. O nome do sul-mato-grossense foi citado durante encontro realizado hoje (9) entre o presidente José Sarney (PMDB-AP) e os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Renan Calheiros (PMDB-AL). O cargo está vago […]
Arquivo -

O senador Waldemir Moka (PMDB) é um dos cotados para ser indicado ao cargo de presidente do Conselho de Ética do Senado Federal. O nome do sul-mato-grossense foi citado durante encontro realizado hoje (9) entre o presidente José Sarney (PMDB-AP) e os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Renan Calheiros (PMDB-AL).

O cargo está vago desde o licenciamento do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que deixou o posto no ano passado para assumir cargo no Governo do Maranhão. Sem o presidente, o pedido de abertura de processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) ainda aguarda deliberação.

O parlamentar goiano é acusado de possuir ligação criminosa com o empresário Carlos Cachoeira, uma das pessoas presas durante a operação “Monte Carlos”. Ele é apontado como chefe da máfia dos caça-níqueis em Goiás.

Um dos nomes mais avaliados para ocupar o cargo é o do senador Vital do Rêgo. No entanto, uma dúvida regimental adiou a confirmação do novo presidente do Conselho de Ética.

O parlamentar paraibano é responsável pela corregedoria do Senado e aguarda resposta da Secretaria-Geral da Mesa e da Advocacia-Geral do Senado sobre a possibilidade de acumular as funções.

“Confesso que fui pego de surpresa com o convite. Ao analisar o Regimento Interno, vi uma possível incompatibilidade. O corregedor, por vezes, tem que provocar o Conselho de Ética, apresentando denúncias. Porém, é o próprio presidente do Conselho que tem que julgar. Como um juiz poder julgar irregularidades apontadas por ele mesmo?”, comparou Rêgo em entrevista à Agência Senado.

Por sua vez, o presidente do Senado, José Sarney, espera nomear o novo presidente do Conselho de Ética já nesta terça-feira (10) para dar andamento aos processos que estão paralisados no órgão aguardando discussão.

Com a possibilidade de não assumir a vaga, Vital do Rêgo cogitou outros três senadores do PMDB, entre eles Waldemir Moka. O partido é o responsável pela indicação do presidente do Conselho de Ética. Além de Moka, o senador paraibano também sugeriu os nomes dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Casildo Maldaner (PMDB-SC).

(Com Agência Senado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional