Pular para o conteúdo
Geral

Moka é cotado para assumir presidência do Conselho de Ética

O senador Waldemir Moka (PMDB) é um dos cotados para ser indicado ao cargo de presidente do Conselho de Ética do Senado Federal. O nome do sul-mato-grossense foi citado durante encontro realizado hoje (9) entre o presidente José Sarney (PMDB-AP) e os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Renan Calheiros (PMDB-AL). O cargo está vago […]
Arquivo -

O senador Waldemir Moka (PMDB) é um dos cotados para ser indicado ao cargo de presidente do Conselho de Ética do Senado Federal. O nome do sul-mato-grossense foi citado durante encontro realizado hoje (9) entre o presidente José Sarney (PMDB-AP) e os senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Renan Calheiros (PMDB-AL).

O cargo está vago desde o licenciamento do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que deixou o posto no ano passado para assumir cargo no Governo do Maranhão. Sem o presidente, o pedido de abertura de processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) ainda aguarda deliberação.

O parlamentar goiano é acusado de possuir ligação criminosa com o empresário Carlos Cachoeira, uma das pessoas presas durante a operação “Monte Carlos”. Ele é apontado como chefe da máfia dos caça-níqueis em Goiás.

Um dos nomes mais avaliados para ocupar o cargo é o do senador Vital do Rêgo. No entanto, uma dúvida regimental adiou a confirmação do novo presidente do Conselho de Ética.

O parlamentar paraibano é responsável pela corregedoria do Senado e aguarda resposta da Secretaria-Geral da Mesa e da Advocacia-Geral do Senado sobre a possibilidade de acumular as funções.

“Confesso que fui pego de surpresa com o convite. Ao analisar o Regimento Interno, vi uma possível incompatibilidade. O corregedor, por vezes, tem que provocar o Conselho de Ética, apresentando denúncias. Porém, é o próprio presidente do Conselho que tem que julgar. Como um juiz poder julgar irregularidades apontadas por ele mesmo?”, comparou Rêgo em entrevista à Agência Senado.

Por sua vez, o presidente do Senado, José Sarney, espera nomear o novo presidente do Conselho de Ética já nesta terça-feira (10) para dar andamento aos processos que estão paralisados no órgão aguardando discussão.

Com a possibilidade de não assumir a vaga, Vital do Rêgo cogitou outros três senadores do PMDB, entre eles Waldemir Moka. O partido é o responsável pela indicação do presidente do Conselho de Ética. Além de Moka, o senador paraibano também sugeriu os nomes dos senadores Luiz Henrique (PMDB-SC) e Casildo Maldaner (PMDB-SC).

(Com Agência Senado)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Atlético abre 2 a 0, joga com um a mais e cede empate ao Bolívar na Sul-Americana

Homem é executado a tiros na frente da esposa em Dourados

Botafogo cede empate ao Mirassol após abrir 3 a 0 e torcida vaia time e Ancelotti

VÍDEO: Micro-ônibus fica destruído por incêndio na BR-262

Notícias mais lidas agora

João Resende, do Consórcio Guaicurus, foi indiciado por repasse de R$ 32 milhões a ‘empresa-irmã’

Promotor do MPMS denunciado por ‘amolecer’ investigação contra prefeito estica inquérito por mais um ano

Atingidos a tiros por dupla em moto, um fica ferido e outro em estado grave na Nhanhá

Palmeiras faz 1º tempo primoroso, some no 2º, mas ganha do River Plate na Libertadores

Últimas Notícias

Esportes

Quarteto paulista vai às quartas de final da Copa do Brasil Feminina

Corinthians foi o primeiro a se garantir nas quartas de final

Brasil

Câmara aprova urgência para projeto de anistia

O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto

Trânsito

Acidente entre carretas deixa um morto na MS-320

O veículo que vinha logo atrás não conseguiu frear a tempo

Colunas

Desembargadora é indicada pelo STF para compor CNJ

A desembargadora integra a 5ª Câmara Cível