Moka articula com senadores emenda para indenizar produtor
O senador Waldemir Moka (PMDB) está articulando, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), apresentação de emenda ao Orçamento da União de 2013 com previsão de recursos para indenizar detentores de títulos de domínio de terras indígenas. Em pronunciamento na tribuna do Senado na tarde de hoje (14), Moka disse que já […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O senador Waldemir Moka (PMDB) está articulando, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), apresentação de emenda ao Orçamento da União de 2013 com previsão de recursos para indenizar detentores de títulos de domínio de terras indígenas.
Em pronunciamento na tribuna do Senado na tarde de hoje (14), Moka disse que já tem apoio dos senadores Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da CCJ, Luiz Henrique (PMDB-SC), Pedro Taques (PDT-MT) e Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) para propor emenda de comissão.
O senador sul-mato-grossense também conversou com relator-geral do Orçamento, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que sinalizou positivamente à proposta. “A receptividade à emenda tem sido muito boa. Vamos apresentá-la em nome da CCJ para que a proposta tenha mais força”, explicou.
Moka argumenta que não há outra forma de resolver o conflito que não seja garantindo recursos no Orçamento da União. “Se não buscarmos solução concreta e objetiva para essa questão, o problema vai se arrastar por muito mais tempo, causando desgaste ainda maior a índios e produtores”, disse.
A proposta do senador preve pagamento de indenizações, em primeiro lugar, a produtores de regiões onde o conflito está mais acirrado, como é o caso de Mato Grosso do Sul. “A ideia é destinar a cada ano recursos para resolver pendências desse tipo nos Estados. “Se isso ocorrer, em dez anos o Brasil deverá resolver, definitivamente, essa questão”, afirmou.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.