No mês de maio o Museu da Imagem e do Som de MS integra a 10ª Semana Nacional de Museus, evento que acontece de 14 a 20 de maio paralelamente em 1.114 museus e instituições culturais de todo o Brasil. A programação oferece exposições, palestras, oficinas, seminários e ações educativas, entre outras atividades, que traz como tema “Museus em um mundo em transformação: novos desafios, novas inspirações”.

O MIS de MS, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), tem a proposta de contribuir com a formação e a difusão de conhecimento e cultura no Estado, oferecendo à comunidade uma programação diversificada que compreende palestras, oficinas, cursos, seminários, mostras de cinema e exposições. Durante a 10ª Semana Nacional de Museus, o MIS de MS realizará os seguintes eventos, gratuitos, e abertos ao público:

Evento: VisitaMIS – Exposição Mato Grosso do Sul, da Imagem e do Som

    Descrição: Enfocando aspectos diferentes da cultura sul-mato-grossense, a Exposição Audiovisual “Mato Grosso do Sul, da Imagem e do Som” é um recorte que evidencia traços característicos do Estado, utilizando-se do suporte audiovisual para tratar de música, fotografia, dança e artes visuais, abordando assim temas que vão de história e cotidiano até identidade e a importância da arte. Trata-se de quatro exposições audiovisuais/videoinstalações produzidas pelo MIS de MS no ano de 2011, sendo elas: “Os Pioneiros – a origem da música sertaneja de MS”, “Memória Fotográfica de Campo Grande por Roberto Higa”, “Me=morar” e “História de T. Lídia Baís”. As exposições foram produzidas pela equipe do museu em parceria com artistas diversos, como os coletivos Corpomancia e Vaca Azul, o cineasta Helton Perez, o fotógrafo Roberto Higa, a atriz Adelaide Martins, o pesquisador Carlos Luz e o músico e jornalista Rodrigo Teixeira.

    De 14 a 18 de maio, das 8h às 17h

Evento: Cultura em Situação, A Identidade Cultural de Mato Grosso do Sul

    lign=justify>Descrição: Com o intuito de debater a identidade cultural de Mato Grosso do Sul, a equipe do MIS de MS, em parceria com o Núcleo de Estudos Culturais Comparados (NECC) da UFMS, promove um debate aberto ao público com o professor Marcos Antônio Bessa-Oliveira e membros do NECC. O NECC tem por objetivo oportunizar a um número maior de estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como a pesquisadores em geral, o debate contemporâneo em torno dos Estudos Culturais e da Literatura Comparada, sempre privilegiando uma perspectiva transdisciplinar.

    Quarta-feira, 16 de maio, as 14h.