Pular para o conteúdo
Geral

Megaoperação para o Enem inicia com interiorização das provas

Nesta manhã de quinta-feira (1), por volta das 6h, iniciou a Operação I com a interiorização das provas do Enem (Nacional do Ensino Médio). Os malotes com cadernos guarnecidos no 18° Batalhão Logístico começaram a ser distribuídos com escolta policial, pela Empresa de Correios e Telégrafos para os 40 municípios do interior de Mato Grosso […]
Arquivo -

Nesta manhã de quinta-feira (1), por volta das 6h, iniciou a Operação I com a interiorização das provas do Enem (Nacional do Ensino Médio). Os malotes com cadernos guarnecidos no 18° Batalhão Logístico começaram a ser distribuídos com escolta policial, pela Empresa de Correios e Telégrafos para os 40 municípios do interior de Mato Grosso do Sul, que irão realizar o exame neste sábado e domingo (3,4).

De acordo com o Coordenador Operacional, Tenente Coronel da Polícia Militar, Carlos Hudmax Evangelista Ortiz, a importância desta Megaoperação é oferecer suporte para garantir segurança em nível elevado e estabelecer o sigilo absoluto do sistema, para que os malotes não sofram nenhum tipo de intervenção ou adulteração.

Ao longo desta quinta-feira, cidades do interior do estado estarão recebendo os malotes. No dia do exame será feita a Operação II, quando haverá entrega escoltada das provas que estão nos Correios, até os locais de aplicação.

No fim de semana, além da escolta dos Policiais Militares no trajeto dos malotes até locais de prova, também serão disponibilizadas guarnições para permanecer durante todo o dia em cada unidade, sendo um policial no período da manhã e dois à tarde.

A Megaoperação termina apenas na segunda-feira (5), com a Operação Reversa, já que é o retorno dos cartões de provas para Osasco/SP e posteriormente, . “Fora a eleição, este é o segundo maior processo de democratização do país. O Enem tem o objetivo de igualar o acesso dos estudantes nas universidade, além de avaliar o ensino médio no Brasil”, destacou o Tenente Coronel Ortiz.

Processo

Toda a operação integra vários atores, desde a gráfica, o Ministério da Educação, da Justiça, da Defesa, as Secretarias de Segurança Pública de todos os Estados, e Instituições Civis, como a UNB (Universidade de Brasília) e Cesgranrio.

O sistema de segurança montado inicia a partir da impressão, na gráfica, em Osasco/SP. Em seguida, os malotes são levados para serem armazenados no 4° Batalhão de Infantaria Leve e distribuídos para todo o Brasil. Todo o processo logístico é escoltado pela Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual e Federal ou pela aeronáutica.

Em todo o País, 6,5 milhões de pessoas estão inscritas para fazer o Enem. São mais de 4,5 mil malotes, com 13 milhões de cadernos de prova. Cerca de 1200 homens e mulheres da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul foram disponibilizados para garantir a lisura do sistema aqui no estado.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Luto! Famosos se despedem de Robert Redford com últimas homenagens; veja

Defesa Civil de Dourados alerta para ondas de calor e tempestades na Primavera

passageira onibus

VÍDEO: Passageira briga por assento em ônibus e agride estudante no Zé Pereira em Campo Grande

Mutirão Todos em Ação

De RG a corte de cabelo, mutirão leva 300 serviços gratuitos ao Noroeste

Notícias mais lidas agora

maicon nogueira cpi vereador

CPI do Consórcio: com voto separado, Maicon pede intervenção na concessão dos ônibus na Capital

Advogados acusam JBS de coação e dizem que MPMS foi omisso por mau cheiro no Nova Campo Grande

‘Recebeu propina’, rebate promotora sobre servidor condenado por corrupção em Sidrolândia

Dourados Atlético Clube quer virar SAF e convoca associados para assembleia

Últimas Notícias

Transparência

Com mais de R$ 136 milhões do fundo de segurança em conta, prioridade da Sejusp será compra de viaturas

Repasse é feito na modalidade fundo a fundo, transferindo os recursos diretamente ao caixa da secretaria

Famosos

‘Quem gosta de novinho, fica no ninho’: aos 89, Carlos Alberto sensualiza e deixa fãs babando com foto de sunga

"Dando surra em muito garotão!" e "Está com a pele melhor que a minha" foram algumas reações sobre a foto de Carlos Alberto sem camisa

Política

Três empresas são credenciadas para reforma no plenário da Alems

As empresas são: Teto Consultora S.A, Porto Belo Ltda e Politecnica Poligil

Cotidiano

Mulher de 67 anos ateou fogo em lixo e causou incêndio na Serra da Bodoquena, diz PMA

A pena pode chegar a quatros de prisão, mais multa por cada hectare queimado