Pular para o conteúdo
Geral

Mecanização agrícola é tema do último Circuito Aprosoja/MS do ano

A cidade de Ponta Porã recebe nos dias 13 e 14 de dezembro o último ‘Circuito Aprosoja/MS’ do ano, com o tema ‘Novas posturas diante de novas tecnologias’. O responsável pelas explanações é o mestre em engenharia agrícola e especialista em mecanização agrícola Afonso Peche Filho. Durante os dois dias de evento, Afonso demonstra aos […]
Arquivo -

A cidade de recebe nos dias 13 e 14 de dezembro o último ‘Circuito Aprosoja/MS’ do ano, com o tema ‘Novas posturas diante de novas tecnologias’. O responsável pelas explanações é o mestre em engenharia agrícola e especialista em mecanização agrícola Afonso Peche Filho.

Durante os dois dias de evento, Afonso demonstra aos participantes a importância da atualização e a necessidade de mudança a fim de tornar as lavouras mais competitivas, aproveitando o favorecimento do mercado às commodities agrícolas brasileiras. “A atualização permite uma reflexão sobre a postura profissional frente à modernização tecnológica que a empresa agrícola está sofrendo. Hoje o problema não é falta de tecnologia e sim a falta de gente comprometida com a competitividade”, explica.

O especialista utiliza uma metodologia dinâmica. Num primeiro momento, utiliza uma abordagem voltada à postura profissional focada ao mercado, com conceitos básicos sobre competitividade, qualidade, eficiência, produtividade, eficácia e efetividade nas operações agrícolas, tratando também de questões de ocupação e uso do solo.

No segundo dia, será realizada a oficina ‘Implantação prática da importância da mecanização agrícola’, onde os participantes aplicam o que foi demonstrado na teoria. “O objetivo é sensibilizar os participantes para a necessidade de avaliar a qualidade da instalação de lavouras e também avaliar a plena funcionalidade das máquinas e seus componentes. Através de uma dinâmica de grupos, é possível determinar a eficiência de lavouras, avaliar e monitorar a qualidade funcional de componentes de semeadoras e colhedoras”, aponta o especialista.

Para exemplificar melhor, Afonso mostra os índices registrados por ele através de estudos já realizados, “normalmente apesar de lucrativas, essas lavouras apresentam eficiência que vão de 70% a 90%, entre soja, milho, algodão e feijão. Em muitas fazendas conseguimos aumentos de até 20% na produtividade e significativas reduções no custo geral da mecanização das lavouras”. Porém, ele faz um lembrete primordial, “só pode trabalhar mais rápido se melhorar a qualidade dos resultados operacionais”.

Peche Filho finaliza com um convite aos produtores: “àqueles que participarem do circuito irão comprovar a evolução e melhora da produção. Eles sabem que tem que melhorar, mas não sabem como fazer. É justamente essa confiança que vamos passar a eles durante o evento”.

O evento tem vagas limitadas e já consta entre os inscritos produtores de e Amambai, além de Ponta Porã. Os interessados em participar do evento realizado pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS podem inscrever-se gratuitamente no Sindicato Rural de Ponta Porã. Mais informações pelo telefone (67) 3433-3044.

Sobre a Aprosoja/MS – Fundada em 2007, a Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul – Aprosoja/MS é uma entidade sem fins lucrativos, criada para atender aos anseios dos produtores de soja, milho, sorgo, aveia, trigo, entre outros. A Aprosoja incentiva a produção e consumo de grãos e derivados, estimula a criação de mecanismos de aquisição e importação de insumos, bem como de comercialização e exportação da produção. Além disso, orienta e apoia seus associados em todas as fases da atividade. A Associação trabalha a favor do desenvolvimento do setor e implementação de novas estratégias. Para mais informações, acesse:http://www.aprosojams.org.br/ –facebook.com/aprosojams – @Aprosojams.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Flamengo sofre gol no fim e deixa escapar boa vantagem diante do Estudiantes na Libertadores

Assaltantes armados são presos na região de fronteira

Lula se reunirá com Celso Sabino após União exigir saída do governo em 24 horas

Mulher viveu em cárcere privado por mais de 20 anos no Paraná

Notícias mais lidas agora

claudinho

STJ manda soltar Claudinho Serra após 105 dias preso por chefiar corrupção em Sidrolândia

Falhas na denúncia do MPMS livram empresário de ação por fraudar licitações

Policiais civis dizem que remoções são retaliações após críticas sobre plantões na Deam

TipStrike revoluciona a análise esportiva com previsões de futebol baseadas em estatísticas

Últimas Notícias

Polícia

Homem morre ao cair de carro em movimento em estrada vicinal

O motorista apresentava sinais visíveis de embriaguez

Polícia

Homem é preso por esfaquear e agredir companheira

A vítima disse que as agressões são recorrentes

Mundo

Terremoto atinge a Rússia e dispara alerta breve de tsunami

Sistema de Alerta de Tsunami do Pacífico emitiu brevemente uma ameaça de tsunami

Polícia

Mulher morre no hospital um mês após acidente causado por motorista bêbado

O bafômetro indicou 0,71 mg/L de álcool no organismo