Pular para o conteúdo
Geral

Mato Grosso do Sul comemora 35 anos de emancipação

No dia 11 de outubro de 1977 foi assinada a Lei Complementar nº 31 que desmembrou a parte sul do até então Mato Grosso uno, criando o Estado do Mato Grosso do Sul
Arquivo -

No dia 11 de outubro de 1977 foi assinada a Lei Complementar nº 31 que desmembrou a parte sul do até então Mato Grosso uno, criando o Estado do Mato Grosso do Sul

Há exatos 35 anos nascia o Estado de Mato Grosso do Sul. No dia 11 de outubro de 1977, através da Lei Complementar nº 31, o então presidente da república General Ernesto Geisel, desmembrou do Mato Grosso a região sul, que só em primeiro de janeiro de 1979 foi transformada definitivamente no estado do Mato Grosso do Sul. Com quase dois milhões e meio de habitantes, o Estado destaca-se mundialmente pelo agronegócio, ecoturismo e artistas culturais, principalmente na música sertaneja.

A história de Mato Grosso do Sul também está intimamente relacionada a Ferrovia Noroeste Brasil (NOB), que ligava Corumbá ao vizinho . As linhas férreas ajudaram a desenvolver o então povoado de , além de resultar benéficos para a Cidade Branca, que passou a ser o porto brasileiro mais importante no rio Paraguai na época.

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, o Mato Grosso do Sul faz fronteira com quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo; além de ter fronteira seca com Paraguai e Bolívia.

Ainda jovem, o Mato Grosso do Sul forma sua identidade e sofre várias influências dos países vizinhos, como o costume do Tereré; e de paulistas, talvez por seu território ter, juntamente com o Paraná, pertencido à província de São Paulo no século XVIII.

Pela música, a cultura sul-mato-grossense é divulgada para todo o mundo. Sucessos locais como Michel Teló, Maria Cecília e Rodolfo, Munhoz e Mariano, João Bosco e Vinícius e Luan Santana levaram o sertanejo universitário para Estados Unidos, Europa e até Ásia, como foi o caso da música “Ai se eu te pego”. Não esquecendo do cantor e compositor Almir Sater e a da família Espíndola que até hoje encantam com suas músicas que relatam a história e cultura do Estado.

Agronegócio:

Mato Grosso do Sul tem o terceiro maior rebanho de bovinos do País, com mais de 22.300 cabeças de gado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, é o segundo maior estado no abate de bovinos, com 994.055 abates entre abril e junho deste ano.

Índios:

O Estado tem a terceira maior população indígena do Brasil, com mais de 73 mil das etnias Atikum, Guarani-Kaiowá e Guarani-Nhandéwa, Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinawa, Terena e Xiquitano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional