Pular para o conteúdo
Geral

Mato Grosso do Sul comemora 35 anos de emancipação

No dia 11 de outubro de 1977 foi assinada a Lei Complementar nº 31 que desmembrou a parte sul do até então Mato Grosso uno, criando o Estado do Mato Grosso do Sul
Arquivo -

No dia 11 de outubro de 1977 foi assinada a Lei Complementar nº 31 que desmembrou a parte sul do até então Mato Grosso uno, criando o Estado do Mato Grosso do Sul

Há exatos 35 anos nascia o Estado de Mato Grosso do Sul. No dia 11 de outubro de 1977, através da Lei Complementar nº 31, o então presidente da república General Ernesto Geisel, desmembrou do Mato Grosso a região sul, que só em primeiro de janeiro de 1979 foi transformada definitivamente no estado do Mato Grosso do Sul. Com quase dois milhões e meio de habitantes, o Estado destaca-se mundialmente pelo agronegócio, ecoturismo e artistas culturais, principalmente na música sertaneja.

A história de Mato Grosso do Sul também está intimamente relacionada a Ferrovia Noroeste Brasil (NOB), que ligava Corumbá ao vizinho . As linhas férreas ajudaram a desenvolver o então povoado de , além de resultar benéficos para a Cidade Branca, que passou a ser o porto brasileiro mais importante no rio Paraguai na época.

Localizado no Centro-Oeste do Brasil, o Mato Grosso do Sul faz fronteira com quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo; além de ter fronteira seca com Paraguai e Bolívia.

Ainda jovem, o Mato Grosso do Sul forma sua identidade e sofre várias influências dos países vizinhos, como o costume do Tereré; e de paulistas, talvez por seu território ter, juntamente com o Paraná, pertencido à província de São Paulo no século XVIII.

Pela música, a cultura sul-mato-grossense é divulgada para todo o mundo. Sucessos locais como Michel Teló, Maria Cecília e Rodolfo, Munhoz e Mariano, João Bosco e Vinícius e Luan Santana levaram o sertanejo universitário para Estados Unidos, Europa e até Ásia, como foi o caso da música “Ai se eu te pego”. Não esquecendo do cantor e compositor Almir Sater e a da família Espíndola que até hoje encantam com suas músicas que relatam a história e cultura do Estado.

Agronegócio:

Mato Grosso do Sul tem o terceiro maior rebanho de bovinos do País, com mais de 22.300 cabeças de gado, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, é o segundo maior estado no abate de bovinos, com 994.055 abates entre abril e junho deste ano.

Índios:

O Estado tem a terceira maior população indígena do Brasil, com mais de 73 mil das etnias Atikum, Guarani-Kaiowá e Guarani-Nhandéwa, Guató, Kadiwéu, Kamba, Kinikinawa, Terena e Xiquitano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira