A maratona prevista para este domingo em Nova York, na qual todos os anos cerca de 50 mil corredores percorrem os cinco distritos da cidade, está mantida apesar dos estragos causados pela tempestade “Sandy”, informou nesta quarta-feira o prefeito Michael Bloomberg.

“A maratona está confirmada. Esperamos que no domingo a maior parte do fluxo elétrico tenha voltado, se não todo”, disse Bloomberg durante uma coletiva de imprensa.

O prefeito reconheceu que alguns cidadãos opinam que a maratona não deveria acontecer nas atuais condições, mas ressaltou a importância que este evento tem na economia nova-iorquina.

“Há uma enorme quantidade de pequenos negócios que dependem dos corredores, muitas pessoas vieram para cá. E temos que manter nossa economia. Acho que aqueles que perdemos gostariam que a cidade seguisse adiante”, comentou Bloomberg.

No entanto, o prefeito pediu que os participantes se ponham um limite, “em torno das 20h ou 21h”, para que, a partir dessa hora, os atrasados não continuem correndo, “pelos riscos de blecautes elétricos”.

Esta corrida, que segue um itinerário de mais de 42 quilômetros de longitude através dos distritos de Bronx, Brooklyn, Manhattan, Queens e Staten Island, acontece desde 1970 e costuma reunir cerca de dois milhões de espectadores.

À espera que se restabeleça o serviço de metrô para que os corredores possam chegar até a linha de saída, em Staten Island, as inscrições para a maratona devem ser abertas amanhã.