Geral

Manejo de pasto e suplementação nutricional contribuem na produtividade leiteira

Há diversas maneiras de aumentar a produtividade nas propriedades rurais. Segundo agrônomo Flávio Portela, práticas como manejo do pasto, uso de concentrado na alimentação de vacas ou ainda ações que beneficiam o bem estar do animal, podem resultar no aumento do número de vacas no mesmo tamanho de pasto e ainda elevar a quantidade de […]

Arquivo Publicado em 26/04/2012, às 18h42

None

Há diversas maneiras de aumentar a produtividade nas propriedades rurais. Segundo agrônomo Flávio Portela, práticas como manejo do pasto, uso de concentrado na alimentação de vacas ou ainda ações que beneficiam o bem estar do animal, podem resultar no aumento do número de vacas no mesmo tamanho de pasto e ainda elevar a quantidade de leite produzido.


“Quando a vaca é submetida à estresse, produz 20% menos leite, e quando criada em boas condições, como não pegar sol, andar longas distâncias, o leite produzido pode apresentar maior teor de sólidos (gordura e proteína), o que agrega qualidade ao produto”, esclarece Portela.


 Segundo ele, a suplementação de concentrado para vacas também axilia no aumento da produção de leite, que pode passar de 15 a 20 litros por dia. “Também não podemos esquecer que o manejo de pasto é uma das formas de fornecer alimentos volumosos aos ruminantes. Além de diminuir os custos de produção, ele ainda contribui na viabilidade econômica da atividade leiteira”, finaliza o palestrante.


Estas e outras alternativas serão apresentadas por Flávio Portela, durante o 15º Encontro Técnico do Leite, que será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, no auditório Manoel de Barros, nos dias 14 e 15 de maio. O evento tem expectativa de receber mil participantes e será realizado com o Sindicato Rural de Campo Grande. As inscrições estão abertas, e até o dia 10 de maio, o valor é de R$ 50,00.


Para mais informações, basta acessar: www.senarms.org.br


Jornal Midiamax