Geral

Mandela se recupera de operação para a extração de cálculos

O ex-presidente da África do Sul e líder da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, 94 anos, foi submetido neste sábado a uma endoscopia para a extração de cálculos biliares e está se recuperando da operação, informou o porta-voz do governo do país, Mac Maharaj, em nota oficial. “A operação foi bem sucedida e Madiba […]

Arquivo Publicado em 15/12/2012, às 15h20

None

O ex-presidente da África do Sul e líder da luta contra o apartheid, Nelson Mandela, 94 anos, foi submetido neste sábado a uma endoscopia para a extração de cálculos biliares e está se recuperando da operação, informou o porta-voz do governo do país, Mac Maharaj, em nota oficial.


“A operação foi bem sucedida e Madiba (nome do clã de Mandela na língua xhosa com o qual é conhecido popularmente na África do Sul) está se recuperando”, afirmou o porta-voz. No último dia 8, Mandela foi internado em um hospital de Pretória para se submeter a uma série de exames que, conforme explica hoje o comunicado, “revelaram uma recaída de uma infecção pulmonar e que Madiba tinha desenvolvido cálculos”.


Até o momento, o governo sul-africano só tinha divulgado a infecção pulmonar como causa da internação do ex-presidente, prêmio Nobel da Paz de 1993. “A equipe médica decidiu atender a infecção pulmonar antes de determinar quando tratar os cálculos”, acrescentou Maharaj no comunicado, no qual deseja a Madiba “uma rápida recuperação” e pede mais uma vez que seja respeitada sua intimidade e a de sua família. (Com informações da EFE).


O porta-voz reiterou que os médicos não deram informações sobre quando o ex-chefe de Estado receberá alta, apesar de vários jornais sul-africanos terem informado nos últimos dias que Madiba podia deixar o hospital nas próximas horas.


Mandela não passava tanto tempo em um hospital desde 2001, quando, aos 83 anos, permaneceu ingressado por sete semanas para receber radioterapia depois que lhe foi diagnosticado um câncer de próstata.

Jornal Midiamax