Pular para o conteúdo
Geral

Mais de 60 instituições vão desfilar nos 234 anos de Corumbá

Mais de 60 instituições vão participar do desfile cívico-militar em comemoração aos 234 anos de Corumbá. Assim como no ano passado, a apresentação começa às 16 horas. As Forças Armadas abrem o desfile, que este ano terá um trajeto um pouco diferente. A dispersão, que ocorria na rua Major Gama, será feita na Firmo de […]
Arquivo -

Mais de 60 instituições vão participar do desfile cívico-militar em comemoração aos 234 anos de . Assim como no ano passado, a apresentação começa às 16 horas. As Forças Armadas abrem o desfile, que este ano terá um trajeto um pouco diferente. A dispersão, que ocorria na rua Major Gama, será feita na Firmo de Matos. Por isso a rua também ficará interditada para o tráfego de veículos a partir das 13 horas deste 21 de setembro.

O mesmo vai ocorrer no cruzamento das ruas América e Frei Mariano e em vários outros trechos do Centro da cidade, conforme o mapa. Cada instituição deve conter, no máximo, 80 pessoas, com idades a partir dos 10 anos. Durante o desfile, a distância máxima permitida entre as escolas e/ou entidades será de 10 metros e não serão permitidas evoluções, inclusive, em frente ao palanque, para não prejudicar o desenvolvimento da solenidade.

Veículos, motorizados ou não, deverão seguir em linha reta, não sendo permitidas evoluções, em obediência à legislação de trânsito. Obedecendo a resolução 22.205 do Tribunal Superior Eleitoral, não será permitida a qualquer instituição e escolas participantes a “divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou seus candidatos, mediante a publicação de cartazes, camisas, bonés, faixas, broches em vestuários e afins, carro de som ou dísticos”.

Depois das Forças Armadas, se apresentam a Banda Manoel Florêncio e o Coral Cidade Branca. Em seguida, o Grupo da Bela Idade, Centro de Convivência dos Idosos, o Asilo São José, a Apae, e os Lions Clubes. A Associação 2 de Maio (Feira Livre), a Brasbol e o Centro Boliviano Brasileiro passam na sequência. Doze instituições, incluindo a Funec, o IFMS e o CCZ e representantes de igrejas, organizações religiosas e de classes, passam em seguida.

25ª a passar pela avenida General Rondon, a escola Luiz de Albuquerque abre a apresentação das escolas rurais. Carlos Cárcano, Paiolzinho, Monte Azul e Eutrópia vêm em seguida. A partir daí se apresentam todos os outros colégios da rede pública e particular de ensino. O Cejar, de Aquidauana, e o João Batista, de , também participam da festa, que será finalizada com o desfile da Escola Estadual Dom Bosco.

Trânsito

O Grupamento de Trânsito definiu as regras de circulação de veículos automotores que deverão ser cumpridas durante o desfile do dia 21 de setembro. Segundo o tenente-coronel PM Ubiratan de Oliveira Bueno, comandante da Guarda Municipal, as diretrizes seguem as normas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Todos os veículos automotores deverão estar com suas documentações em dia, tanto do veículo quanto do condutor, e seus equipamentos de segurança devem estar em bom estado de funcionamento e dentro da validade.

Será expressamente proibido transportar pessoas em compartimento de carga, assim como prevê o Artigo 203 inc. II do CTB, logo, nenhuma pessoa irá desfilar em cima de carrocerias e compartimentos que não sejam aos destinados aos passageiros e motoristas, não havendo exceções; as pessoas que pretendem desfilar em veículos automotores deverão estar usando o cinto de segurança do veículo, não excedendo o limite de passageiros do veículo, assim como prevê os artigos 167 e 231 inc. VII do CTB, respectivamente.

Os veículos deverão estar com seus para-brisas sem nenhum tipo de objeto impedindo a visualização do condutor, o mesmo deverá se locomover com o veículo em velocidade de segurança e dirigir com o máximo de atenção como prevê os artigos 230 inc. XVI e 169 do CTB, respectivamente.

Os veículos que estiverem participando do evento deverão manter distância de segurança das pessoas ou veículos que estiverem à frente, assim como distância de segurança do público, as escolas não devem dispor pelotão de crianças para desfilar em frente aos veículos e devem buscar colocar uma pessoa adulta para andar ao lado do veículo para auxiliar o condutor na preservação destas distâncias de segurança, conforme artigo 192 do CTB.

Veículos de propulsão humana (carros alegóricos) deverão atender aos requisitos do Corpo de Bombeiros e não poderão transportar pessoas em seus compartimentos; todos os veículos e condutores deverão atender os requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro, seus decretos e resoluções.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No clássico carioca, Fluminense supera o Vasco e sobe para o 5º lugar do Brasileirão

Com duas em MS, investigações de suspeita da gripe aviária em andamento sobem de 18 para 19

São Paulo perde para o Mirassol em pleno MorumBis pelo Brasileirão

Com Mega-Sena e Lotofácil, confira os números sorteados em seis loterias neste sábado

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Policial militar aposentado e neto são executados no bairro Moreninhas

Últimas Notícias

Esportes

Com a cabeça na Sul-Americana, Corinthians empata sem gols com o Atlético-MG no Brasileirão

Time paulista foi à campo com time reserva, pensando em preservar jogadores, mas viu Yuri Alberto sair lesionado da partida

Loterias

Apostador de Campo Grande acerta a quadra da Quina e ganha R$ 10,7 mil

Apostas feitas em MS conquistaram ainda premiações parciais na Mega-Sena, Lotofácil e Dia de Sorte

Polícia

Campo Grande tem dois golpes registrados neste sábado em compra e venda de veículos

Vendas foram intermediadas pelo ambiente de compra e venda do Facebook, onde os compradores encontraram os anúncios falsos

Polícia

PM prende três pessoas pelo roubo de 100 toneladas de soja em Bandeirantes

Ocorrência começou após um gerente de fazenda, a 28 km de Bandeirantes, relatar à PM que o caseiro havia visto indivíduos carregando soja