Os candidatos inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 já podem consultar os locais de prova na internet. O exame, que será aplicado em todo o país nos dias 3 e 4 de novembro, será realizado por mais de 5,7 milhões de estudantes.

Para fazer a prova, o candidato tem que levar, além de um documento oficial com foto, o cartão de confirmação. Ele contém número de inscrição, data, hora, local das provas e a opção feita pelo estudante para a prova de língua estrangeira.

Segundo o Inep, organizador do exame, os cartões começaram a ser distribuídos pelos Correios no dia 10 de outubro. Estima-se que até o dia 25 deste mês todos os cartões tenham sido entregues nos endereços informados pelos candidatos no ato da inscrição.

Caso o estudante não receba o cartão em casa, basta imprimi-lo pela página de acompanhamento da inscrição, no site do Enem, e leva-lo no dia da prova. Para acessar o cadastro no site, é preciso informar o número do CPF e a senha cadastrada durante a inscrição. Quem não se lembra da senha pode recuperá-la nas opções do site.

Se o cartão de confirmação não chegar em casa e o estudante não conseguir imprimir o documento pela internet, é possível obter a informação do local de prova por meio de ligação ao telefone 0800 616161. A ligação só está disponível por telefone fixo ou telefone público.

Enem 2012

Os candidatos farão quatro provas objetivas: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e redação e matemática e suas tecnologias. Cada prova tem 45 questões de múltipla escolha.

Além do acesso à educação superior, o Enem também avalia o desempenho escolar e acadêmico ao fim do ensino médio. As informações obtidas a partir dos resultados do exame são usadas para acompanhamento da qualidade do ensino médio no país.