Lideranças indígenas pedem impugnação do processo eleitoral do novo administrador em MS
Durante a votação para o novo coordenador regional da Funai/MS (Fundação Nacional do Índio) caciques se abstiveram do direito ao voto alegando prejuízo no processo eleitoral. Porém, mesmo com o protesto, o atual interino Marco Aurélio foi eleito com 34 votos para o cargo de administrador da regional. Ontem, antes da votação, teve princípio de […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Durante a votação para o novo coordenador regional da Funai/MS (Fundação Nacional do Índio) caciques se abstiveram do direito ao voto alegando prejuízo no processo eleitoral. Porém, mesmo com o protesto, o atual interino Marco Aurélio foi eleito com 34 votos para o cargo de administrador da regional. Ontem, antes da votação, teve princípio de tumulto na sede do órgão.
O Coletivo de Trabalhadores Indígenas da CUT/MS (Central Única dos Trabalhadores) vai acionar o MPF (Ministério Público Federal) para impugnar a eleição, alegando que a situação usou a “máquina” da Funai para se promover e que o candidato ainda está em estágio probatório, o que impede que ele assuma a função.
“Marco Aurélio está no cargo por meio de uma portaria. Próximo a indicação começou a aparecer diesel e semente para as aldeias para que apoiassem ele. Por isso houve um consenso e a maioria dos caciques abriu mão de votar, em protesto”, comentou integrante do Coletivo de Trabalhadores Indígenas da CUT/MS, Evanildo da Silva.
O assessor da Funai, Jorge das Neves, rebate as acusação. “A votação foi legitima. Esses pedidos de impugnação são sempre comuns na Funai, mas a CUT não tem base para pedi-la”, afirmou.
De acordo com Jorge, 40 caciques participaram da eleição e destes, apenas três teriam deixado de votar. “Eles (oposição) não tem trabalho nas aldeias e ficam querendo fazer confusão para assumir o caso. Foi votado e o Marco Aurélio foi eleito”, comentou das Neves.
Concorreram ao pleito Donídson Candido, Mairson Francisco, Teófilo de Almeida, Miguel Jordão, Maria de Lourdes, Celso Brixner e Marco Aurélio.
Notícias mais lidas agora
- Membro de organização criminosa, traficante morre em confronto com a polícia em MS
- Subtenente da PM é preso após briga em conveniência no Nova Lima em Campo Grande
- Mulher é morta a facadas por ex-marido, flagrado lavando roupa suja de sangue pela PM
- MS tem 13 municípios em rota de chuvas intensas; confira quais
Últimas Notícias
Sem ‘migué’? Saiba o que muda com a plataforma de atestado médico online
Nova medida passa a valer no dia 5 de novembro
Durante confraternização com amigos, namorada aparece e esfaqueia rapaz em MS
Rapaz foi socorrido e encaminhado para o hospital
Ex que matou Vanessa a facadas diz que fez ‘besteira’ ao ser preso lavando roupa suja de sangue do crime
Autor contou que bateu em Vanessa antes de matá-la a facadas
Após briga com namorado, mulher desaparece e família busca por notícias em MS
Cristiana é de SP, mas família acredita que ela possa estar em MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.