Lideranças indígenas já estão na Funai para discutir nome de novo administrador em MS

Dezenas de lideranças indígenas de todo Mato Grosso do Sul já estão na sede da administração regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande para uma reunião marcada para o começo da tarde desta terça-feira (6). Eles devem discutir um nome de consenso para indicar como sugestão dos povos indígenas sul-mato-grossenses para assumir […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Dezenas de lideranças indígenas de todo Mato Grosso do Sul já estão na sede da administração regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Campo Grande para uma reunião marcada para o começo da tarde desta terça-feira (6).

Eles devem discutir um nome de consenso para indicar como sugestão dos povos indígenas sul-mato-grossenses para assumir a Funai em MS.

Segundo lideranças que participaram de conversas informais nesta manhã, a tentativa é achar uma indicação que atenda aos interesses e afinidades do maor número possível de aldeias.

No final da manhã houv um princípio de tumulto quando uma equipe de reportagem tentou acompanhar uma das conversas internas. Ao Midiamax, servidores da Funai em Campo Grande informaram que a autorização para acesso da imprensa à reunião depende de Brasília.

Após a queda do último administrator regional, Edson Fagundes, exonerado no último dia 4 de outubro, a regional de Campo Grande está sendo interinamente administrada por Marco Aurélio. Os índios não confirmam se o nome dele é cotado para conseguir o consenso das lideranças indígenas sul-mato-grossenses.

O antigo administrador chegou a ser envolvido em denúncias de supostos crimes eleitorais nas últimas eleições municipais, e foi dispensado da função pela presidente nacional da Funai, Marta Maria de Azevedo.

Conteúdos relacionados