Líbano abriga 20 mil refugiados sírios que fugiram da violência

Cerca de 20 mil sírios que fugiram da violência em seu país estão refugiados no Líbano, informou neste sábado à Agência Efe a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Dana Suleiman. Segundo Suleiman, 9.408 foram registrados nos escritórios do Acnur no norte do Líbano, aos que é preciso somar entre 2 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Cerca de 20 mil sírios que fugiram da violência em seu país estão refugiados no Líbano, informou neste sábado à Agência Efe a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Dana Suleiman. Segundo Suleiman, 9.408 foram registrados nos escritórios do Acnur no norte do Líbano, aos que é preciso somar entre 2 mil e 3 mil na cidade setentrional de Trípoli e em seus arredores.

No Vale do Bekaa há mais 1,5 mil famílias, o que represente cerca de 7,5 mil refugiados, enquanto em Beirute 704 sírios foram inscritos na sede do Acnur. Suleiman afirmou que nesta semana vários obuses e disparos alcançaram a área de Bekayaa, na região fronteiriça de Wadi Khaled, onde está concentrada a maioria dos refugiados, enquanto no Bekaa a situação é tranquila.

O Líbano não estabeleceu nenhum campo de refugiados para abrigar os sírios, pelo que a maioria vive em casas de parentes, colégios ou casas alugadas, mas embora sua situação seja muito precária, já que há pouca ajuda. Por outro lado, o diário árabe Al-Hayat publica hoje, citando fontes ministeriais, que as autoridades sírias solicitaram às libanesas que lhes entreguem vários cidadãos sírios refugiados no norte do Líbano.

Segundo o periódico, Beirute teme responder a essa reivindicação porque poderia aumentar a pressão internacional sobre o Líbano. Vários países, especialmente os Estados Unidos, pediram ao Líbano que forneça ajuda humanitária aos refugiados sírios, incluídos dissidentes e desertores.

*Com informações da Agência EFE.

Conteúdos relacionados