Indaiatuba/SP há menos de 100 km da capital paulista, será palco da sexta edição do Leilão Excellence, agendado para dia 16 de novembro a partir das 20h, no Helvetia Riding Center. Nesta ocasião, o criador Paquito Carrasco (Haras Carandá), de Sorocaba/SP, que soma mais de 28 anos de seleção do cavalo árabe, receberá – juntamente com alguns convidados – amigos, parceiros e investidores para a comercialização de 35 lotes, entre eles, animais e embriões.

“O fato de oferecermos animais excepcionais, com qualidade ressaltada e de extrema beleza, já nos deixa bastante motivados com a promoção deste remate”, comenta o selecionador Paquito. Segundo ele, “em 2010, o Leilão Excellence foi recorde mundial de arrecadação nesta raça. Isto se deve ao fato de levarmos aos nossos investidores apenas o que há de melhor na criação”, ele adianta, complementando que o Leilão Excellence faz parte da programação oficial da 31ª Nacional do Cavalo Árabe.

Haras Carandá

Paquito soma quase três décadas de experiência com cavalo Árabe. Como criador, já exportou dezenas de animais para os EUA e vários países da América Latina durante alguns anos. Além disto, também presidiu a Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe na década de 1990 e, na década seguinte, foi vice-presidente da associação. Hoje, seu criatório contabiliza em seu plantel 53 animais de destaque, dos quais alguns serão oferecidos neste leilão, durante a exposição nacional.

O Cavalo Árabe

A raça árabe é certamente uma das mais antigas do mundo, não tendo exatidão ou comprovação histórica de seu surgimento. Segundo a ABCCA, pesquisas apontam que em 700 A.C já havia uma procura por este animal nos arredores do Egito. Há, inclusive, uma lenda que conta que Maomé abençoou cinco animais, que deram origem a linhagens especiais da raça.

Animal rústico, resistente, de grande beleza e versatilidade, o puro sangue árabe é o único cavalo que reúne todas as aptidões necessárias em um equino, possibilitando ao seu proprietário especializar seu animal para o esporte trabalho ou lazer.

Nos últimos 15 anos, o Brasil vem ocupando o posto de um dos principais fornecedores de Cavalos Árabes do mundo, exportando exemplares para a Europa, Arábia, Austrália entre outros países.

Criadores interessados em obter informações adicionais sobre o leilão, podem entrar em contato direto com o selecionador Paquito através do e-mail [email protected]