O governo do Estado sancionou a lei nº 4.267/12 que institui a Semana Estadual dos Povos Indígenas de . A Semana será comemorada anualmente no mês de abril, para que coincida com o Dia Nacional do Índio, comemorado em 19 de abril. A Comissão Permanente de Assuntos Indígenas (Copai) da OAB/MS já promove a semana há três anos e reconhece a lei como forma de inclusão da cultura indígena.

“A semana busca a a valorização dos habitantes originários que são formadores do nosso Estado Nacional, através de exposições, encontros e estudos para a preservação deste imenso patrimonio cultural dos povos indígenas”, comentou a presidente da Copai, Sámia Roges Jordy Barbieri.

A lei foi publicada no último dia 9 de novembro no Diário Oficial de Mato Grosso do Sul. A data sfoi denominda Semana Estadual dos Povos Indígenas Professor Doutor Antônio Brand que faleceu em julho deste ano e realizava trabalho com os povos indígenas.

Durante o triênio 2010/2012, a Copai realizou três semanas do índio, com exposição de artesanatos, culinária e medicina. O objetivo da semana era aproximar os não-índios a cultura indígena, para acabar com preconceitos, além de realizar palestras.