Através de uma iniciativa do SESI/MS, o município de recebe neste mês de setembro o projeto “Na Ponta da Língua”, que por meio de apresentação teatral, tem a finalidade de desmistificar as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa e ajudar os alunos a entenderem as novas regras.

As apresentações acontecerão no dia 25 de setembro, no Salão Paroquial da Igreja São José, com duas apresentações no período matutino (às 08h00 e as 09h30m), já no período vespertino, haverá apenas uma apresentação às 14h00.

Segundo Michael Frank Gorski, Superintendente do SESI/MS, o público alvo são os alunos das escolas públicas, do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos.

Lúdico e bem humorado, o conjunto de ações tem desmistificado as alterações implementadas pelo novo acordo ortográfico da língua portuguesa e ajudado os alunos a entender as novas regras.

A administração municipal enquanto gestor público, cumpre seu papel de fomentar e divulgar as ações culturais, fazendo novas parcerias com a iniciativa pública e/ou privada, visando trazer a comunidade ações culturais e de lazer.

“Não existe melhor maneira de ensinar a não ser despertando a curiosidade e a atenção dos alunos. O teatro rompeu as fronteiras do conhecimento e do social. Agora toda e qualquer pessoa tem o entendimento das novas regras de maneira lúdica e bem humorada”, destacou a gerente de Cultura Keile Anne Sampaio.

“Existem algumas regras que temos dificuldades em aprender durante as aulas, ou mesmo no dia a dia, mas com a apresentação teatral do projeto “Na Ponta da Lingua”, consegue se divertir e adquirir mais conhecimento”, finalizou o Superintendente do SESI/MS Michael Frank Gorski.

O projeto Além das apresentações artísticas, o projeto “Na Ponta da Língua” também vai distribuir cartilhas que explicam as mudanças na língua portuguesa. Ao todo serão contempladas 55 instituições de ensino públicas e privadas de 46 municípios de Mato Grosso do Sul, beneficiando 38 mil estudantes até dezembro deste ano.

A peça possui cinco personagens, entre eles o casal de bonecos “João” e “Maria”, além do “Senhor A”, que conta boa parte de toda a história embalada por canções animadas e fáceis de gravar.

No ano passado, foram beneficiados 37.872 estudantes de 72 escolas publicas e privadas de 39 municípios, que ao longo de três meses receberam as apresentações teatrais e distribuição de cartilhas sobre as principais alterações ortográficas.

O presidente Sérgio Longen destaca que a definição dos 46 municípios que serão atendidos neste ano teve como critério as cidades que possuem indústrias. “Queremos estar mais pertos dessas indústrias e levar a reforma ortográfica a todos, de forma lúdica e descontraída.

É com muita satisfação que lançamento mais esta edição, isso comprova o sucesso que tivemos no ano passado, atestando a competência de todos os envolvidos”, frisou.