A Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou nesta segunda-feira o primeiro passo para abrir disputa comercial contra a África do Sul na Organização Mundial do Comércio (OMC), ao contestar barreiras em relação às exportações brasileiras de carne de frango.

O Ministério das Relações Exteriores poderá iniciar a etapa de consultas formais à África do Sul sobre as medidas antidumping provisórias aplicadas às exportações brasileiras de alguns cortes de carne de frango, aves inteiras e partes desossadas. Isso representa o início de um contencioso na OMC, explicou, em nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

As medidas adotadas pelo país africano causam prejuízo anual de US$ 70 milhões, estima a União Brasileira de Avicultores (Ubabef).

Em reunião nesta segunda-feira, a Camex também autorizou o Itamaraty a realizar consultas informais à África do Sul sobre a suspensão da importação de carne suína do Brasil, iniciada em 2005. “Caso as consultas informais sejam consideradas insatisfatórias a Camex poderá autorizar o início das consultas formais, dando início ao contencioso”, informou o ministério.