Inflação desaba no último mês e taxa de juros deve cair mais
A presidente Dilma Rousseff ganhou ontem uma arma poderosa para manter firme a pressão contra os juros extorsivos cobrados pelos bancos. A inflação, que todos os analistas olhavam com ressalva, despencou no mês passado, aliviando o orçamento das famílias e reduzindo os riscos de disparada da inadimplência. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A presidente Dilma Rousseff ganhou ontem uma arma poderosa para manter firme a pressão contra os juros extorsivos cobrados pelos bancos. A inflação, que todos os analistas olhavam com ressalva, despencou no mês passado, aliviando o orçamento das famílias e reduzindo os riscos de disparada da inadimplência. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de apenas 0,21%, o segundo menor resultado para meses de março desde 1994, quando foi editado o Plano Real. No acumulado do primeiro trimestre, a taxa cravou elevação de 1,22%, o patamar mais baixo em 12 anos.
“Só temos a comemorar”, disse um dos assessores mais próximos da presidente Dilma. “Esses números confirmam que estamos no caminho certo. Tanto o Banco Central deve continuar cortando a taxa básica de juros (Selic) quanto os bancos precisam reduzir os custos dos empréstimos e dos financiamentos a empresas e aos consumidores”, acrescentou. Na avaliação do Palácio do Planalto, com os preços subindo a um ritmo mais fraco, o poder de compra dos lares vai melhorar. E é para isso que os bancos devem olhar. “É inacreditável o fato de as instituições financeiras sequer estarem repassando à clientela os cortes da taxa Selic, iniciado em agosto do ano passado. É ganância demais”, frisou.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Bia Ferreira bate francesa e mantém cinturão de campeã mundial de boxe
Após 10 rounds, brasileira venceu em decisão unânime dos juízes
Defesa de Braga Netto nega obstrução nas investigações
Ex-ministro foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro
Motociclista desvia de carro, cai em avenida e morre após outro veículo passar por cima de sua cabeça
Rapaz perdeu o equilíbrio ao desviar de um carro e acabou sendo atingido por outro enquanto estava caído no chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.