Pular para o conteúdo
Geral

Incra publica novas regras sobre reforma agrária

A ocupação de áreas situadas em assentamentos da reforma agrária está mais simples, a partir desta quarta-feira (30). Os pedidos de regularização poderão ser decididos nas próprias superintendências regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a comunidade assentada poderá se manifestar para embasar a decisão. Se o interessado não ficar satisfeito c...
Arquivo -

A ocupação de áreas situadas em assentamentos da reforma agrária está mais simples, a partir desta quarta-feira (30). Os pedidos de regularização poderão ser decididos nas próprias superintendências regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a comunidade assentada poderá se manifestar para embasar a decisão. Se o interessado não ficar satisfeito com o julgamento, poderá recorrer a uma segunda instância, o Comitê de Decisão Regional (CRD).

Os procedimentos relacionados à venda de lotes, por exemplo, acabavam por dificultar e impedir o acesso de famílias. A venda de lotes era prática irregular. A partir de agora, o beneficiário terá a chance de adquirir ou permanecer no lote ocupado sem autorização do Incra, desde que atenda a alguns requisitos. Um deles é que a emissão do título ou contrato feito com o primeiro assentado no local tenha mais de dez anos.

As normas foram publicadas pelo Incra no Diário Oficial da União de hoje (30). Elas foram elaboradas por um grupo de trabalho criado em dezembro do ano passado. De acordo com um dos integrantes, o procurador federal Carlos Valadares Júnior, a ideia foi elaborar um documento totalmente novo, para separar o pequeno trabalhador rural do especulador, do grileiro.

A abertura de prazo para consulta aos servidores do Incra rendeu contribuições de 25 superintendências regionais. Em abril deste ano, a minuta foi entregue e, após ser submetida à Procuradoria Federal Especializada e à Diretoria de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento, teve o texto aperfeiçoado e aprovado pelo Conselho Diretor.

A instrução normativa também trata das ações e medidas a serem adotadas pelo Incra nos casos de constatação de irregularidades em projetos de assentamento de reforma agrária.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Organização confirma inscritos na etapa BT100 em Campo Grande com atleta ex-melhor do mundo

6º do ano: CCZ registra mais um caso de morcego infectado com raiva em Campo Grande

Acordos comerciais ainda devem demorar algumas semanas, diz representante dos EUA

Creche do Proinfância deve ter obras concluídas em Jardim (FNDE, Divulgação)

Conclusão de creche do Proinfância custará R$ 2,51 milhões à Prefeitura de Jardim

Notícias mais lidas agora

Viatura usada por oficial da PM suspeito de assédio sexual é flagrada em motel

riedel

Riedel diz que reforma agrária é assunto federal e que não vai permitir bloqueios em MS

Dono de bar invadido por ônibus na Afonso Pena fala em R$ 300 mil de prejuízo com acidente

Inter de Milão assusta o Barcelona em bela semifinal de golaços e empate na Liga dos Campeões

Últimas Notícias

Sem Categoria

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do ENEM 2025 termina na sexta-feira

Mesmo prazo vale para quem precisa justificar a ausência no Enem 2024 para poder participar gratuitamente da edição de 2025

Publieditorial

Como planejar sua viagem para o exterior: dicas essenciais

Viajar para o exterior é uma experiência emocionante e enriquecedora, mas requer um bom planejamento para garantir que tudo ocorra bem.

Cotidiano

“Vítimas desse transtorno”: Moradores sinalizam buraco em frente a escola municipal com galhos e pallets

Buraco se abriu no meio da via, pouco a frente do quebra-molas, por conta das chuvas

Polícia

Motorista não vê placa de ‘Pare’, atinge Uno e carro roda em cruzamento de Campo Grande

Após o carro rodopiar, motorista atingiu uma caminhonete S10