Um incêndio atingiu três lojas no Saara na manhã deste sábado, local de comércio popular no centro do Rio de Janeiro. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo começou por volta das 9h40 no estoque que funciona no segundo andar de uma loja de artigos infantis, que ocupa dois prédios.

Os bombeiros já tinham dado o incêndio como controlado, mas por volta das 11h50 da manhã as chamas retornaram ao local. Segundo o Corpo de Bombeiros, não há vítimas. O estoquista que detectou o começo do incêndio tentou apagar o fogo com o extintor da loja, mas não conseguiu. O fogo se espalhou rapidamente e atingiu uma loja de bijuterias vizinha e uma malharia que fica atrás do prédio onde o incêndio começou.

Segundo o presidente da presidente da Saara (Sociedade de Amigos das Adjacências da Rua da Alfândega), Enio Bittencourt, a loja de artigos infantis foi totalmente destruída e todo o estoque foi perdido. No momento em que o fogo começou, apenas uma vendedora e o estoquista estavam naquele andar, e um grupo de funcionários tomava café da manhã no último andar do prédio.

Conforme os lojistas, os bombeiros levaram cerca de 30 minutos para chegar ao prédio, apesar de o quartel estar localizado a cerca de seis quadras do prédio. Os bombeiros afirmam que o deslocamento levou apenas 10 minutos, e a dificuldade em conter o incêndio é que não existem hidrantes no local, e o combate ao fogo dependeu de caminhões-pipa. “Oficialmente, o Corpo de Bombeiros foi chamado às 9h44.

Logo que os bombeiros chegaram aqui, pela intensidade das chamas, foi pedido reforço do quartel do Caju, que fica na Zona Portuária, e do quartel de Vila Isabel, que fica na Zona Norte”, afirmou o sargento Dimas, da assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros.

O locutor que trabalha na loja que fica em frente a atingida pelas chamas, Carlos Augusto Melo, disse que os bombeiros demoraram cerca de 10 minutos para chegar, mas demoraram muito tempo para estacionar os caminhões e afastar as pessoas que estavam na rua. Toda a área do incêndio, entre a rua Tomé de Souza e a Praça da República, está isolada. Cerca de 40 a 50 lojas das 1,2 mil instaladas na região do Saara estão fechadas.

O presidente da Saara estima que 1 milhão de pessoas estejam circulando pela região a 10 dias do Natal. Bittencourt estima que as lojas fechadas por causa do incêndio deixem de faturar cerca de R$ 150 mil neste sábado. O Saara tem mais de 1,2 mil lojas.