II Fetec MS e I Fetecc MS Júnior começam amanhã na UFMS

Têm início amanhã (23), no Ginásio Moreninho na UFMS, a II Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências – Fetec MS e a I Feira de Tecnologias, Ciências e Criatividade – Fetecc MS Júnior. O evento é aberto ao público e conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Têm início amanhã (23), no Ginásio Moreninho na UFMS, a II Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências – Fetec MS e a I Feira de Tecnologias, Ciências e Criatividade – Fetecc MS Júnior. O evento é aberto ao público e conta com a parceria da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – Fundect MS, e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Ao todo 136 projetos finalistas de alunos do ensino fundamental e médio, EJA e técnico de todo o Estado, serão apresentados concorrendo à premiação que será realizada no dia 25, próxima quinta feira. Na sexta (26) os alunos terão uma palestra com Marcos Pontes, primeiro astronauta profissional brasileiro e único do País a ir ao espaço. A conversa terá início às 19 horas no Teatro Dom Bosco.

Além das apresentações dos trabalhos, durante os dias 23, 24 e 25 de outubro os alunos poderão ainda participar de oficinas e palestras com pesquisadores como os professores Sandra Maria Rudella Tonidandel, do colégio Danta Alighieri; Luciano Elsinor Lopes, da Universidade Federal de São Carlos; Cássio Costa Laranjeiras, do Instituto de Física da Universidade de Brasília; Letícia de Oliveira, da Universidade Federal Fluminense; e Augusto Benneman e Ivan Tadeu Ferreira Antunes Filho, estudantes e fundadores do site Olimpíadas Científicas.

Os eventos – Dentre os objetivos da Fetec e da Fetecc Jr. estão estimular o interesse pelas ciências e o desenvolvimento de pesquisas por meio da realização de projetos criativos e inovadores, aproximando as escolas públicas e privadas das universidades; e promover a consolidação de atividades de iniciação científica entre os estudantes do ensino fundamental, médio e técnico e as universidades; entre outros.

Os projetos serão avaliados por uma comissão quanto ao relatório apresentado, à pesquisa em si, ao caderno de campo ou de pesquisa desenvolvido; à articulação entre os elementos (escrita científica, apresentação oral e apresentação visual); e originalidade: quanto ao objeto, quanto à abordagem metodológica e/ou quanto à conclusão; entre outros.

Serão premiados três projetos por área (projetos individuais ou em grupos), considerando 1°, 2° e 3° lugar. Ainda serão oferecidos prêmios para projetos destaque fornecidos pelas empresas e instituições parceiras do evento.

Serviço – Para saber mais sobre o evento acesse http://fetec.ufms.br/ ou  http://fetecms.blogspot.com.br/  

 

Conteúdos relacionados