Os clientes campo-grandenses, mesmo após a maioria já ter recebido o 13º salário, inclusive o funcionalismo público estadual (no dia 14) estão reservando o domingo para descanso. A preferência por compras e pagamento de contas acontece de segunda a sábado.

Nesse terceiro domingo de horário especial para o comércio, que vai das 9h às 17h pouca gente saiu para gastar. De manhã aconteceu o jogo do Corinthians e Chelsea, pela disputa do Mundial de Clubes, onde o time brasileiro se tornou bicampeão. A disputa deixou muita gente em casa ou em pontos de encontros de torcidas, o que desmotivou o interesse por compras. Quem comemorou junto foram os estabelecimentos de revenda de bebidas.

O domingo foi de movimento fraco, não só para lojistas como também para vendedores ambulantes como é o caso de dona Mercedes que vende pipoca na Rua 14 de Julho. “Quem mais comprou foram pais que trouxeram filhos, mas mesmo assim o domingo está uma paradeira. Fora isso só passou uns corintianos gritando e ai, tia”, diz.

Um vendedor de relógios e anéis, que montou uma pequena banca na Rua 14 de Julho, que prefere não se identificar com medo de represálias posteriores de fiscais da prefeitura, disse que só vendeu dois relógios durante todo o dia.

Na rua paralela, a 13 de Maio, que também tem várias lojas, no período vespertino poucas estavam de portas abertas. Antes mesmo das 17h decidiram parar o atendimento.

Calendário

No calendário especial de funcionamento do comércio ficou estipulado horário das 9h às 17h para os domingos. Ainda restam os dias 23 e 30 para esse ano. De segunda a sábado até o dia 22 o comércio pode funcionar até as 22h. No dia 24 (véspera de natal) pode funcionar até as 18h e até 20h. Já no último dia do ano (31) o comércio em geral pode abrir até as 16h e shopping até as 18h. O Shopping tem horário diferenciado nos dias 21, 22 e 23, até 23h.