Pular para o conteúdo
Geral

Geraldo Resende é um dos mais influentes congressistas nas redes sociais, diz pesquisa

Pesquisa feita pelo site “Medialogue Digital”, intitulado “Políticos 2.0”, divulgado na semana passada, apontou o deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) como um dos que obteve a nota máxima (oito) no uso da Internet, mais especificamente das redes sociais. Além disso, o parlamentar, que tem base eleitoral na Região da Grande Dourados, foi o único de […]
Arquivo -

Pesquisa feita pelo site “Medialogue Digital”, intitulado “Políticos 2.0”, divulgado na semana passada, apontou o deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS) como um dos que obteve a nota máxima (oito) no uso da Internet, mais especificamente das redes sociais. Além disso, o parlamentar, que tem base eleitoral na Região da Grande , foi o único de Mato Grosso do Sul a figurar na lista dos que obtiveram esse resutado.

De acordo com o trabalho, apenas oito deputados e quatro senadores conseguiram nota oito. São eles: deputados ACM Neto (DEM-BA), Dr. Rosinha (PT-PR), Fernando Francischini (PEN-PR), Geraldo Resende (PMDB-MS), Glauber Rocha (PSB-RJ), João Paulo Cunha (PT-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Zeca Dirceu (PT-PR); senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), Humberto Costa (PT-PE), Inácio Arruda (PC do B-CE) e Paulo Paim (PT-RS).

O estudo avaliou cinco características dos sites, blogs e redes sociais dos congressistas e atribuiu uma nota para cada uma. Foi considerado influente quem conseguiu nota média de seis a oito. Quem tirou de três a cinco é apenas “presente” na rede. Quem teve nota 2 ou menos é “ausente” da internet.

As características avaliadas foram: 1) seguidores e audiência estimada no Twitter, Facebook e Youtube; 2) Presença na internet (site, blog e funcionalidade das páginas); 3) Visibilidade dos sites (audiência medida pelo Alexa e pelo ranking do Google); 4) Interatividade (respostas dadas a e-mails, permissão para comentários nos sites e blogs e promoção de enquetes); 5) Uso de recursos multimídia (publicação de vídeos, fotos e áudios).

Presença

A pesquisa constatou que, no outro lado da moeda, a maioria dos congressistas (54,7%) está presente na internet e nas redes sociais com baixa audiência e pouca interatividade, diz a nova edição do estudo da Medialogue Digital.

Estão nessa faixa 325 dos 594 congressistas (290 dos 513 deputados federais e 35 dos 81 senadores). Segundo a pesquisa, só 21,7% dos congressistas (96 deputados e 33 senadores) “usam recursos disponíveis na internet e se comunicam com audiências importantes”. Outros 23,5% (127 deputados e 13 senadores) “têm apenas presença pontual e isolada na internet, podendo manter perfis nas redes sociais sem atividade”.

Mulheres

Deputadas e senadoras são minoria no Congresso – a pesquisa levou em conta o período de 2012 em que havia 466 homens e 47 mulheres na Câmara e 71 homens e 10 mulheres no Senado. Mesmo assim, elas obtiveram nota média maior que a dos deputados e senadores tanto na Câmara quanto no Senado.

Na Câmara, as deputadas conseguiram nota média 4,1 – superior à média geral da Casa, 3,9, e à média dos homens 3,8. No Senado, elas obtiveram nota média 5,3 – a média da Casa foi 4,6 e a dos homens, 4,5. Algo parecido ocorre com a oposição, que também é minoritária. A nota média dos deputados oposicionistas foi 4,5 e a dos governistas 3,6. No Senado, o placar ficou praticamente empatado: oposição teve 5,1; governistas, 5.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente no set de Duro de Matar teria agravado demência de Bruce Willis

Incêndio próximo ao Aeroporto dura mais de 24h e já atingiu 3 hectares

Acidente que matou três da mesma família teria ocorrido após quebra da direção, diz parente

Governo de MS encaminha PL para empresas regularizarem débitos

Notícias mais lidas agora

Juíza manda perita explicar laudo que livra JBS por poluir córrego turístico em MS

Frei Gilson vira febre em cidade de MS e todo mundo quer caneca para o café das 3h

Bolsonaro deixa prisão domiciliar e segue para hospital com escolta da PF

incêndio

VÍDEO: Incêndio em vegetação dura horas e fumaça invade pistas na Duque de Caxias

Últimas Notícias

Brasil

Grupo que driblou bilhões em PIX é preso pela PF

O grupo é suspeito de praticar fraudes bancárias contra instituições financeiras

Polícia

Homem que estava desaparecido desde agosto é encontrado morto em Três Lagoas

Luiz desapareceu após ter deixado o hospital em que estava internado sem alta médica

Polícia

Após ‘cair’ em blitz com moto de idoso, jovem é encontrada morta em Bela Vista

A vítima apresentava perfurações de faca e fratura no maxilar

Cotidiano

Ato de solidariedade: times se unem em apoio à atleta trans após desistência de adversárias

Campeonato segue na primeira fase mesmo após equipe desistir da disputa