O vídeo Gangnam Style passou de 1 bilhão de visualizações no YouTube, fazendo dele o mais acessado, e o primeiro a chegar à marca, na história do site. No início da tarde desta sexta-feira (horário de Brasília), o vídeo contava com 1.000.382.639. Justin Bieber, com 813.378.917 de visualizações é o segundo mais acessado do site, no ranking global.

Além de quebrar um recorde e ter um feito inédito no site, o sucesso do rapper Psy, está ligado a teorias do fim do mundo. Redes sociais e sites da Coreia do Sul estiveram em polvorosa nos últimos dias por causa de uma previsão atribuída ao vidente francês do século 16 Nostradamus.

No texto lê-se: “na calma manhã, o fim virá quando o número de círculos do cavalo dançante chegar a 9”, diz a profecia que circula em sites, Facebook e Twitter. O cavalo dançante seria a coreografia do artista, e o número de círculos seriam as visualizações do vídeo.

Claramente falsa, a citação tem origem num “documentário” enganoso de cinco minutos, também publicado no Youtube.

Gangnam Style foi publicado no Youtube em 15 de julho e também serviu de inspiração para uma série de outros vídeos. Psy é uma celebridade na Coreia do Sul, com seis CD gravados, mas esta música o tornou fenômeno mundial.