Pular para o conteúdo
Geral

Gado atacado por moscas do estábulo pode ficar resistente à vacina contra febre aftosa

A grave infestação de mocas do estábulo em propriedades rurais no entorno de usinas, especialmente nas regiões de Nova Alvorada do Sul e Maracaju, pode colocar em situação de fragilidade o gado perante a febre aftosa. O alerta é do advogado Victor Salomão Paiva, que representa proprietários rurais em uma ação movida contra uma usina […]
Arquivo -

A grave infestação de mocas do estábulo em propriedades rurais no entorno de usinas, especialmente nas regiões de e , pode colocar em situação de fragilidade o gado perante a febre aftosa. O alerta é do advogado Victor Salomão Paiva, que representa proprietários rurais em uma ação movida contra uma usina sucroalcooleira.

De acordo com Victor Salomão um veterinário contratado por produtores rurais que estão com animais sendo atacados por moscas do estábulo fez uma análise da carcaça de um bezerro que morreu de anemia. A carne do animal estava esbranquiçada indicado que o sangue foi totalmente sugado. Pela análise, que agora será colocada no papel, os animais podem oferecer resistência de imunização em relação à vacina da febre aftosa.

“Ao não ser os produtores, ninguém mais parece estar levando a sério esta epidemia da mosca do bagaço. Caso os estudos do veterinário comprovem a suspeita, estas propriedades podem apresentar focos de febre aftosa”, alerta o advogado.

Caso ocorram focos de febre aftosa Mato Grosso do Sul perde mercados compradores de carne a exemplo de um possível foco de vaca loca na região de fronteira com o Paraná que já traz problemas de embargos à carne sul-mato-grossense.

Há mais de dois anos fazendas localizadas no entorno de usinas estão com grandes quantidades de mosca do estábulo, que se alimenta de sangue dos animais. Fazendeiros da região de Nova Alvorada do Sul registraram em foto animais domésticos e seres humanos sendo atacados. Eles acreditam que animais silvestres também estão sofrendo com ataque das moscas.

Estudos técnicos, inclusive da Embrapa, indicam que a o vinhoto jogado a céu aberto aliado às altas temperaturas se tornam um ambiente perfeito para reprodução das moscas. Torta de filtro e o bagaço fermentando também são ninhos para postura de ovos do inseto.

De acordo com o advogado, a alta concentração de vinhoto no solo jogado pelas usinas é uma preocupação ambiental dos proprietários rurais, já que temem a contaminação do Aquífero Guaraní. No final di mês de novembro uma comissão da assembléia Legislativa visitou propriedades rurais em Nova Alvorada do Sul que estão sofrendo com os ataques das moscas.

Ação

Depois de encontros com representantes dos usineiros, os proprietários rurais decidiram procurar o sindicato que os representa em Nova Alvorada do Sul e ingressaram com uma ação contra uma usina pela “obrigação de fazer”. Isso significa que não estão pedindo indenizações, mas que a unidade sucroalcooleira tome alguma providência para acabar com as moscas.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Premeditado: Mulheres são presas por sequestro e tortura de jovem na saída de trabalho

corumbá

Prefeitura de Corumbá pode afastar servidores alvos de operação da PF

Onça não se ‘interessa’ em atacar bezerro e cena desperta curiosidade na web

prefeito de corumbá operação

Prefeito diz que Executivo não foi notificado sobre operação contra corrupção em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Mulher morre a caminho do trabalho em acidente com caminhão nas Moreninhas

VÍDEO: Catador de recicláveis é visto sendo atraído por assassino em casa

Conhece todos? Supercopa de Vôlei trará quatro campeões olímpicos a Campo Grande

Trump volta a criticar democratas e alerta para demissões caso shutdown continue

Últimas Notícias

Mundo

Ex-premiê da França pede renúncia de Macron em meio à crise política

Oposição pede impeachment de Macron

Polícia

Homem é preso em flagrante após atear fogo em sofá na casa do pai em Coxim

Autor colocou um sofá do lado de fora da residência, ao lado da janela, e ateou fogo

Transparência

Investigado por corrupção em Bonito foi preso com arma de fogo

Funcionário de imobiliária pagou fiança de R$ 2 mil para ser solto

Brasil

PF apura se caminhões-tanque abandonados pelo crime organizado têm relação com casos de metanol

Brasil já tem 217 casos de possível intoxicação por metanol